Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090838
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro científico (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: TORRES, T. Z.
RODRIGUES, L. N.
SCHULER, A. E.
TERNES, S.
Additional Information: TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; LINEU NEIVA RODRIGUES, CPAC; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; SONIA TERNES, CNPTIA.
Title: Fundamentos para a estruturação, desenvolvimento e gestão de redes de pesquisa: o caso da Rede Agrohidro da Embrapa.
Publisher: In: TÓPICOS em administração. Belo Horizonte: Poisson, 2018.
Language: pt_BR
Notes: Trabalho apresentado ao Congresso Internacional de Administração, 2017, Ponta Grossa.
Keywords: Gestão de redes
Redes de pesquisa
Description: Resumo: A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do governo federal brasileiro, instituiu a Rede AgroHidro para estudar as interações da agricultura com os recursos hídricos de bacias hidrográficas em diferentes biomas brasileiros. Para isto realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter longitudinal. Na primeira fase levantaram-se informações junto aos integrantes da Rede, sobre os aspectos relativos às competências individuais e à estrutura e gestão da Rede. Na segunda identificaram-se os elementos favorecedores da estruturação, desenvolvimento e gestão da Rede. Concluiu-se que os aspectos organizacionais e as relações e influências destes nas interações sociais ocorridas na Rede devem favorecer ações de troca de dados, informações, conhecimentos e experiências para facilitar a execução das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); promover uma gestão compartilhada para desenvolver vínculos entre os pares; estimular a organização de informações nas diversas áreas de conhecimentos e temas que envolvam as necessidades da Rede; e fortalecer as relações entre os pares a partir do estabelecimento de princípios comunicacionais voltados para autonomia crítica, dialogismo, corresponsabilidade entre os pares e pensamento complexo. Quanto aos aspectos relacionados à gestão, desenvolvimento e estruturação da Rede AgroHidro concluiu-se que as competências humanas e organizacionais existentes na Rede; o modelo de gestão praticado pelos diversos gestores que a integram; o excesso de burocracia; e o estabelecimento de papéis/atribuições claras entre os seus integrantes são fatores que favorecem, em maior ou menor grau, a estruturação, desenvolvimento e gestão da Rede.
Thesagro: Recurso hídrico
Administração
Gestão
NAL Thesaurus: Information technology
Year: 2018-04-24
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FundamentosTorresetal.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace