Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090985
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, V. F. de
OLIVEIRA, F. das C.
OLIVEIRA JUNIOR, J. O. L. de
ARAUJO NETO, R. B. de
FREITAS, A. C. R. de
NASCIMENTO, H. T. S. do
BARBOSA, F. J. V.
SERPA, J. E. S.
Additional Information: VALDEMICIO FERREIRA DE SOUSA, CPAMN; FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, CPAMN; JOSE OSCAR LUSTOSA DE O JUNIOR, CPAMN; RAIMUNDO BEZERRA DE ARAUJO NETO, CPAMN; ANTONIO CARLOS REIS DE FREITAS, CPAMN; HOSTON TOMÁS SANTOS DO NASCIMENTO, CPAMN; FIRMINO JOSÉ VIEIRA BARBOSA, EMBRAPA/UESPI; JOÃO ERIVALDO SARAIVA SERPA, CPAMN.
Title: Pesquisa e desenvolvimento para promoção da agricultura familiar na Região Meio-Norte do Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 3.; CONGRESSO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA, 3., 2005, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis/SC: ABA, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Metodologia participativa
Transferênicia de tecnologia
Sistemas integrados de produção
Description: A carência de alternativas tecnológicas adequadas às condições do pequeno produtor rural é um dos principais fatores de resistência à sua adoção. Neste contexto, é preciso saber até que ponto as tecnologias geradas e voltadas para os produtores familiares estão ajustados às suas condições ou sócio-econômicas, conhecimentos e interesses. Este trabalho tem por objetivo a interação entre pesquisadores e agricultores familiares organizados das comunidades objeto de intervenção, através do processo de validação de alternativas tecnológicas que possam resultar na melhoria dos níveis de produtividade e de renda aproveitando os recursos existentes na propriedade. As alternativas tecnológicas validadas baseiam-se nos sistemas de produção definidos em diagnósticos realizados nas comunidades rurais. São validados sistemas de produção de referência, conduzidos pela Embrapa, os quais subsidiam os sistemas dos agricultores membros das associações beneficiadas, chamados de satélites. A execução do trabalho tem mostrado viabilidade técnica para as condições dos agricultores familiares envolvidos no processo, melhorando seu nível tecnológico, sua qualidade alimentar e servindo como fonte de renda. O impacto das ações do projeto já se faz visível no grande número de demandas para implantação dos sistemas em Comunidades dos Estados do Piauí e Maranhão.
Thesagro: Desenvolvimento Sustentável
Data Created: 2018-04-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agroecologia3.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace