Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091019
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, F. de A.
FREITAS, L. J. M. de
CASTRO, A. C. de J. de
MENDES, F. da S.
RUSCHEL, A. R.
Additional Information: Fabiano de Almeida Coelho, GRADUANDO UEPA; LUCAS JOSE MAZZEI DE FREITAS, CPATU; Ana Caroline de Jesus de Castro, GRADUANDA UEPA; Fernanda da Silva Mendes, UEPA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU.
Title: Eficiência da identificação botânica no monitoramento de parcelas permanentes realizada por uma empresa madeireira, Paragominas, PA.
Publisher: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 9., 2017, Belém, PA. Anais... Belém, PA: UFRA, 2018.
Pages: p. 516-521.
Language: pt_BR
Notes: IX ENAAG.
Keywords: Empresa madeireira
Paragominas
Description: O inventário florestal é uma ferramenta que possibilita obter recursos necessários para o planejamento das atividades do manejo florestal. Os inventários florestais baseados em nomes populares provocam confusão e, às vezes, erros irreparáveis. Essas denominações variam de uma região para outra e, em muitos casos, dentro da mesma região, dependendo de quem as utiliza. Com essa problemática, o objetivo do presente trabalho é avaliar a identificação botânica a nível vernacular do monitoramento de parcelas permanentes em uma Unidade Manejo Florestal-UMF na fazenda Rio Capim, PA. Foram inventariadas nas Parcelas Permanentes (PP?s) todas as árvores com DAP ? 10 cm. Toda planta amostrada foi identificada e plaqueada. A identificação realizada pela empresa foi a nível vernacular das espécies comerciais, enquanto as da Embrapa levou em consideração também o nome cientifico. Foi possível constatar que a empresa teve um percentual de 82,4% de conformidade com as espécies inventariadas pela Embrapa, a nível de nome vernacular. Em seu monitoramento, um total de 118 espécies que foram identificadas por nome vernacular. Os doze indivíduos que tiveram maior ocorrência no monitoramento da empresa representaram um percentual de 72% da comunidade inventariada. Com isso, foi possível constatar que a empresa, utiliza o inventário florestal para realizar o levantamento das suas espécies comerciais e, com isso, a sua identificação botânica realizada a nível popular, apresenta uma boa confiabilidade.
Thesagro: Inventário Florestal
Data Created: 2018-04-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANAISIXENAAG08.pdf728,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace