Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091048
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, T. G. dos
dc.contributor.authorPEDROZA NETO, J. L.
dc.contributor.authorBASTOS, A. J. R.
dc.contributor.authorFERNANDES, J. R. Q.
dc.contributor.authorALVES, R. M.
dc.date.accessioned2018-05-01T01:08:50Z-
dc.date.available2018-05-01T01:08:50Z-
dc.date.created2018-04-30
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 9., 2017, Belém, PA. Anais... Belém, PA: UFRA, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091048-
dc.descriptionO cupuaçuzeiro é uma frutífera nativa da região Amazônica, conhecida por seu sabor e ter alto aproveitamento da polpa, por essa razão muitos estudos são realizados visando o melhoramento genético da espécie. Este trabalho teve como objetivo avaliar 25 progênies de irmão germanos de uma propriedade comercial de pequeno produtor rural, visando selecionar os materiais promissores e tolerantes à vassoura-de-bruxa, patógeno que compromete o bom desempenho da espécie. O experimento foi implantando no município de Tomé-Açu e teve início no ano de 2005 com delineamento experimental em blocos casualizados com 25 tratamentos, cinco repetições e três plantas por parcela. O cupuaçu obedeceu ao espaçamento de 6,0 x 5,0 m e foi plantado em consórcio com maracujá e mogno brasileiro. As variáveis utilizadas para a realização do trabalho foram: desenvolvimento vegetativo, produção de polpa de fruto (kg) e ocorrência de vassoura-de-bruxa. Os resultados de desenvolvimento vegetativo apontaram que a maioria das progênies não diferiu entre si estatisticamente. Já os resultados obtidos de produção de polpa e resistência à vassoura-de-bruxa, apontaram a progênie 23 como material promissor, onde sua média de produção alcançou 20,7 kg de polpa/planta/safra, valor bem acima da média geral do ensaio e não apresentou ocorrência de vassoura-de-bruxa. Esses resultados demonstram que a progênie tem alto potencial genético e que pode ser usada em cruzamentos futuros, além de beneficiar o programa de melhoramento genético da espécie.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMelhoramento genético
dc.titleSeleção de progênies de cupuaçuzeiro produtivas e tolerantes à vassoura-de-bruxa em plantio de pequeno produtor rural no estado do Pará.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-05-01T01:08:50Zpt_BR
dc.subject.thesagroCupuaçu
dc.subject.thesagroDoença
dc.subject.thesagroFruta Tropical
dc.subject.nalthesaurusMoniliophthora perniciosa
dc.description.notesIX ENAAG.
dc.format.extent2p. 963-968.
riaa.ainfo.id1091048
riaa.ainfo.lastupdate2018-04-30
dc.contributor.institutionThalita Gomes dos Santos, GRADUANDA UFRA; Jack Loureiro Pedroza Neto, GRADUANDO UFRA; Abel Jamir Ribeiro Bastos, GRADUANDO UFRA; JOSE RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, CPATU; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ANAISIXENAAG18.pdf831.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace