Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091448
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNOGUEIRA, C. H. F.
dc.date.accessioned2025-07-10T10:59:58Z-
dc.date.available2025-07-10T10:59:58Z-
dc.date.created2018-05-15
dc.date.issued2016
dc.identifier.citation2016.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091448-
dc.descriptionNos últimos anos, a mosca minadora Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) tem se destacado como uma das principais pragas da cultura do meloeiro no Brasil, estando presente em 100% da área plantada. O desenvolvimento de técnicas de controle que atuem em . harmonia com o ambiente, bem como a resistência de plantas a insetos vem surgindo como um método promissor que pode contribuir para este equilíbrio no sistema, planta - praga - inimigo natural. Sendo assim, o presente trabalho objetivou: (i) selecionar genótipos de meloeiro resistentes à mosca-minadora Liriomyza sativae em laboratório; (ii) definir uma folha para amostragem de L. sativae em meloeiro; e (iii) avaliar a resistência de genótipos de meloeiro à mosca-minadora em condições de campo. Em ensaio com chance de escolha com 27 genótipos de meloeiro, nove foram selecionados como moderadamente resistentes à L. sativae quanto a oviposição. Adicionalmente, dois genótipos apresentaram elevada mortalidade larval. Com estes 11 materiais foram realizados testes de preferência para alimentação e oviposição de L. sativae sem chance de escolha e o efeito destes, sobre a biologia desta praga. Verificou-se que os genótipos N023, N024, N026 e G76 apresentaram uma resistência do tipo antibiose à L. sativae, com 100% de mortalidade larval nas folhas destes materiais. Em campo, determinou-se a folha ideal para amostragem de larvas de mosca-minadora em meloeiro, a qual variou de acordo com o desenvolvimento da planta. Com esta definição os 10 genótipos que apresentaram maior resistência à L. sativae nos estudos em laboratório foram avaliados em campo. Diferentemente dos resultados obtidos em condições de laboratório, nenhum material apresentou imunidade ao ataque da mosca-minadora. No entanto, destacou-se o genótipo G76, em que se constatou elevada mortalidade larval, alcançando até 62%. Assim como, o genótipo 310, que foi o menos preferido para oviposição, com média de 0,6 a 5,0 minas por folha.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMIP
dc.titleSeleção de genótipos de meloeiro resistente à mosca-minadora Liriomyza sativae BLANCHARD (Diptera: Agromyzidae).
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMelão
dc.subject.thesagroInseto Para Controle Biológico
dc.subject.thesagroMosca Minadora
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Animal
dc.subject.thesagroAmostragem
dc.subject.thesagroCucumis Melo
dc.subject.thesagroLiriomyza Sativae
dc.subject.thesagroResistência
dc.subject.nalthesaurusMelons
dc.description.notesTese (Doutorado em Entomologia Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Orientado por Reginaldo Barros; coorientado por Tiago Cardoso da Costa-Lima, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent271 f.
riaa.ainfo.id1091448
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-09
dc.contributor.institutionCARLOS HENRIQUE FEITOSA NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Selecao-de-genotipos-de-meloeiro-resistente-a-mosca-minadora-Liriomyza-sativae.pdf590.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace