Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091865
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SIMAO, E. de P.
GONTIJO NETO, M. M.
OLIVEIRA NETO, S. N. de
GALVAO, J. C. C.
BORGHI, E.
MARTINS, D. C.
Additional Information: EDUARDO DE PAULA SIMÃO, Bolsista; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; SILVIO NOLASCO DE OLIVEIRA NETO, Universidade Federal de Viçosa; JOÃO CARLOS CARDOSO GALVÃO, Universidade Federal de Viçosa; EMERSON BORGHI, CNPMS; DENIZE CARVALHO MARTINS, Bolsista.
Title: Produção de grãos e forragem em função da disponibilidade luminosa em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.
Publisher: Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 17, n. 1, p. 111-121, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo consorciado
Description: Neste trabalho, objetivou-se avaliar a produtividade da forragem e grãos de milho e do capim braquiária em consórcio, submetidos a diferentes níveis de sombreamentos proporcionados pelos renques de eucaliptos, em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, na região de Sete Lagoas-MG. O experimento foi conduzido na área experimental da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, em área de cultivo de eucalipto (Eucalyptus urophylla, clone AEC 1528) implantado em 29 de outubro de 2013, em espaçamento 15x2 m entre plantas. Em 24 de novembro de 2015, foi realizada a semeadura simultânea em sistema plantio direto do milho (AG 8088 VT PRO) consorciado com capim braquiária (Urochloa brizantha cv. Marandu) em espaçamentos de 0,70 m entre linhas, a uma distância de 1 metro entre a primeira linha de semeadura do milho/braquiária e os renques de eucalipto. As produtividades de grãos e forragem de milho e de milho mais capim entre os renques de eucalipto foram semelhantes às produtividades em pleno sol a partir de 3,8 m de distância entre as linhas de milho e os renques de eucalipto. A produtividade de grãos e de forragens foi diretamente influenciada pela redução da distância entre as linhas de semeadura e os renques de eucalipto com três anos de implantação em espaçamento de 15x2. O componente arbóreo no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta altera o ambiente no sub-bosque, reduzindo a incidência de radiação fotossinteticamente ativa entre os renques, diminuindo diretamente as produtividades de forragem e grãos de milho em cultivo consorciado com U. brizantha.
Thesagro: Consorciação de Cultura
Zea Mays
Eucalipto
Capim Brachiaria
Data Created: 2018-05-23
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producaograos.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace