Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092139
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUSA, F. F. de
SANTOS, R. H. S.
CARNEIRO, J. E. de S.
URQUIAGA, S.
Additional Information: FILIPE FERNANDES DE SOUSA, UFV; RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS, UFV; JOSÉ EUSTÁQUIO DE SOUZA CARNEIRO, UFV; SEGUNDO SACRAMENTO U CABALLERO, CNPAB.
Title: Adubação verde de feijoeiro em consórcio com cafeeiro na agricultura familiar de Araponga, Minas Gerais, Brasil. Green manuring of beans intercropped with coffee in family farming of Araponga, Minas Gerais, Brazil.
Publisher: Revista Verde, v. 12, n. 4, p. 674-679, out.-dez., 2017.
Language: pt_BR
Notes: Green manuring of beans intercropped with coffee in family farming of Araponga, Minas Gerais, Brazil.
Keywords: Pesquisa participativa
Fixação biológica de nitrogênio
Lablabe
Description: O cultivo do feijão consorciado é prática comum entre agricultores da Zona da Mata Mineira, os quais promovem a diversificação produtiva de suas áreas visando principalmente a produção de alimentos para consumo da família. Diagnósticos de projetos de extensão universitária identificaram agricultores familiares que, além do consorcio com café, utilizam leguminosas em pré-cultivo ao feijão para fins de adubação verde, incrementando os processos biológicos que contribuem para a complexidade e sustentabilidade dos agroecossistemas. Assim, objetivou-se avaliar espécies de leguminosas em pré-cultivo e sua influência sobre o feijoeiro em sistema de consórcio com cafeeiro, sob manejo da agricultura familiar. A avaliação foi conduzida em uma propriedade rural e conjuntamente com o agricultor familiar. As leguminosas avaliadas foram o feijão-de-porco e a lablabe, além de uma testemunha, representada pela vegetação espontânea. Foi adotado o delineamento de blocos casualizados, com oito repetições, onde cada entrelinha de cafeeiros representou um bloco. As variáveis analisadas foram produtividade de matérias fresca e seca; teor e acúmulo de N; contribuição da FBN nos pré-cultivos e produtividade do feijão cultivado em sucessão. O feijão-de-porco foi a leguminosa que apresentou a maior produção de matérias fresca e seca (19,04 e 4,25 t ha-1, respectivamente), acumulou mais N (113,99 kg ha-1) e aportou a maior quantidade de N-FBN ao sistema (49,18 kg ha-1). No entanto, o pré-cultivo com leguminosas não influenciou a produtividade do feijoeiro cultivado em sucessão.
Thesagro: Feijão de Porco
Data Created: 2018-06-01
ISSN: 1981-8203
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
URQUIAGAAdubacaoverdedefeijoeiroemconsorciocomcafeeiro.pdf471,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace