Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092374
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, K. da
BOGNOLA, I. A.
PEIXOTO, R. T. dos G.
SANTOS, L. M. dos
PARRON, L. M.
MAIA, C. M. B. de F.
Additional Information: KRISLE DA SILVA, CNPF; ITAMAR ANTONIO BOGNOLA, CNPF; RICARDO TRIPPIA DOS G PEIXOTO, CNPS; Letícia Machado dos Santos, Graduanda da PUC-PR; LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF; CLAUDIA MARIA BRANCO DE F MAIA, CNPF.
Title: Atividade da urease em plantio de eucalipto com aplicação de biochar.
Publisher: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SILVICULTURA, 4., 2018, Ribeirão Preto. Anais. Brasília, DF: Embrapa; Colombo: Embrapa Florestas, 2018.
Pages: p. 267-269.
Language: pt_BR
Keywords: Biocarvão
Micro organismo
Description: A adição de carvão, ou biochar, ao solo visa a melhoria de suas propriedades físicas, químicas e biológicas e, simultaneamente, para o aumento das reservas estáveis de carbono na matéria orgânica do solo. Três importantes estratégias, porém, devem estar associadas ao conceito do biochar: a reciclagem de resíduos orgânicos, a geração de energia renovável e a agricultura de baixa emissão de carbono. Assim, neste trabalho, em parceria com uma empresa reflorestadora do Paraná, a Embrapa está estudando o efeito do uso do biochar sobre a adubação comercial adotada pela empresa em plantios de eucalipto. Aqui apresentamos resultados sobre a atividade da enzima urease no solo após 3 meses do plantio. Os resultados indicaram que o biochar e a adubação utilizada apresentaram efeitos significativos na atividade da enzima urease. Houve aumento signi- ficativo da urease em solos que receberam biochar após três meses de plantio.
Thesagro: Enzima
Solo
Adubação
NAL Thesaurus: Biochar
Data Created: 2018-06-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AACKrisleEBSAtividade.pdf544,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace