Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092382
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Jun-2018
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NICKELE, M. A.
REIS FILHO, W.
PENTEADO, S. do R. C.
QUEIROZ, E. C. de
Informaçães Adicionais: Mariane Aparecida Nickele, Pós doutoranda da UFPR; Wilson Reis Filho, Pesquisador da Epagri/Embrapa Florestas; SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; Elisiane Castro de Queiroz, FUNCEMA.
Título: Manejo de Acromyrmex (Hymenoptera: Formicidae) em plantios florestais na Região Sul do Brasil.
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SILVICULTURA, 4., 2018, Ribeirão Preto. Anais. Brasília, DF: Embrapa; Colombo: Embrapa Florestas, 2018.
Páginas: p. 335-339.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Formiga cortadeira
Controle
Praga florestal
Conteúdo: As formigas cortadeiras destacam-se como as principais pragas de plantios de Pinus e Eucalyptus. Na Região Sul do Brasil, por haver poucas informações sobre o comportamento das espécies de formigas cortadeiras, até pouco tempo atrás o combate era realizado de maneira padronizada, não levando em consideração as particularida- des de cada região. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar os resultados das pesquisas sobre o manejo de Acromyrmex em plantios de pinus e eucalipto na Região Sul do Brasil, realizadas pela Embrapa Florestas, em parceria com a Epagri, UFPR e Funcema, visando a otimização do controle dessas formigas. Foram encontradas 7 espécies de Acromyrmex associadas aos plantios florestais localizados na Região Sul do Brasil, sendo que Acromyrmex crassispinus é a mais frequente. A densidade de ninhos de A. crassispinus aumenta gradualmente ao longo do tempo em plantios de pinus e eucalipto, mas diminui drasticamente quando o dossel da floresta se fecha. Os ataques de Acromyrmex em plantas de pinus e eucalipto ocorrem principalmente nos primeiros meses após o plantio, e é infl uenciado pelo manejo de plantas daninhas em plantios de pinus. Assim, o combate às formigas cortadeiras do gênero Acromyrmex em plantios de pinus e eucalipto localizados na Região Sul do Brasil, depende da espécie plantada e do manejo florestal. Mas, de maneira geral, deve ser direcionado para o período mais vulnerável dos plantios, que são os primeiros meses de idade do plantio, o que pode representar uma grande economia de insumos e mão-de-obra.
Thesagro: Eucalipto
Praga de Planta
NAL Thesaurus: Acromyrmex
Pinus
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018AACSuseteEBSManejo.pdf680,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace