Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092532
Título: Gene diversity in grevillea populations introduced in Brazil and its implication on management of genetic resources.
Autoria: SOUSA, V. A. de
KALIL FILHO, A. N.
MARTINS, E. G.
SHIMIZU, J. Y.
ALBERTIN, F.
Afiliação: VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF; ANTONIO NASCIM KALIL FILHO, CNPF; Emerson Gonçalves Martins, Pesquisador aposentado da Embrapa Florestas; Jarbas Yukio Shimizu, Pesquisador aposentado da Embrapa Florestas; Fernando Albertin.
Ano de publicação: 2018
Referência: Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 42, n. 2, e420205, 2018. 10 p.
Conteúdo: A variabilidade isoenzimática para seis populações de Grevillea robusta, oriundas de um teste de procedências/progenies, implantado no delineamento em blocos casualizados com 5 plantas por parcela, no Sul do Brasil, é descrita. A estrutura genética da população foi analisada utilizando-se marcadores bioquímicos, aos 5 anos de idade, especificamente para os locos MDH-3, PGM-2, DIA-2, PO-1, PO-2, SOD-1, e SKDH-1. As procedências do norte de ocorrência natural (Rathdowney e Woodenbong) apresentaram divergência genética superior, em relação à média das progênies, considerando o número de alelos por locus, (Ap), a riqueza alélica (Rs), a diversidade genética de Nei (H), e o coeficiente de endogamia (f). A endogamia foi detectada em diversos graus. A testemunha comercial apresentou o maior coeficiente de endogamia, (f = 0,4448), comparativamente à média das procedências (f = 0,2306), possivelmente devido à insuficiente amostragem populacional na região de origem (Austrália). Apesar de sua ocorrência natural restrita, observou-se correlação positiva entre divergência genética e distância geográfica entre as populações originais. A distância genética e análise de cluster, baseada no modelo bayesiano, mostrou três grupos de procedências distintos: 1) Rathdowney- QLD e Woodenbong-QLD; 2) Paddy?s Flat-NSW; e 3) Mann River-NSW, Boyd River-NSW e a testemunha comercial (material utilizado no Brasil). O agrupamento da testemunha com as procedências Mann River-NSW e Boyd River-NSW sugere um maior potencial das procedências do norte para o melhoramento genético visando à produção de madeira no Brasil, devido a sua elevada diversidade genética e baixo coeficiente de endogamia.
Thesagro: Grevillea Robusta
Teste de Progênie
Isoenzima
Melhoramento Genético Vegetal
NAL Thesaurus: Tree breeding
Palavras-chave: Teste de procedência
Isoenzymes
Provenances trail
Progenies trial
Digital Object Identifier: 10.1590/1806-90882018000200005
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018ValderesRAGenediversity.pdf685,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace