Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092680
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMENEZES, J. M.
dc.contributor.authorSABINO, H.
dc.contributor.authorCRISTO, V.
dc.contributor.authorPRADO, R. B.
dc.contributor.authorLIMA, L. A. de
dc.contributor.authorDI LULLO, L. B.
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, G. C. da
dc.date.accessioned2018-06-22T00:57:09Z-
dc.date.available2018-06-22T00:57:09Z-
dc.date.created2018-06-21
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationAnuário do Instituto de Geociências, v. 41, n. 1, p. 194-202, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092680-
dc.descriptionA água é um bem essencial à vida e para muitas atividades econômicas. Contudo, sua degradação ocorre de forma acelerada, tornando-a inutilizável para os múltiplos usos da sociedade. Os municípios fluminenses de São José de Ubá e Itaperuna abrigam a bacia hidrográfica do rio São Domingos (BHRSD) no Rio de Janeiro, que apresenta elevados índices de desflorestamento, presença extensiva de agropecuária, centros urbanos com baixos índices de saneamento básico e intensiva extração de água subterrânea para uso doméstico e irrigação. Diante dessa situação, o presente trabalho tem como objetivo analisar a qualidade da água superficial da BHRSD a partir de dois Índices de Qualidade de Água (IQA): o IQA CETESB e o IQA BASCARÁN. Para tal, amostras de águas superficiais foram obtidas em 19 pontos da bacia nos anos de 2004 e 2005. Os parâmetros avaliados e utilizados para compor os índices foram: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, fosfato, turbidez, temperatura, sólidos totais e aspecto visual da água. Os resultados da aplicação dos índices foram espacializados para a área da BHRSD. O índice da Cetesb apresentou resultados mais positivos, na maioria das amostras, a água foi classificada como "Boa". Enquanto que, pelo índice de Bascarán, a qualidade da água da BHRSD apresentou pior qualidade, com amostras predominantemente classificadas como "Média" e "Ruim" e, em menor número, como "Muito Ruim". Quando não aplicada a constante K presente no IQA BASCARÁN , os resultados desse índice apresentaram- se similares ao do IQA CETESB. Já quando utilizada esta constante, as classificações foram mais distintas entre os índices. Os resultados gerais mostram que do ano de 2004 para 2005 a qualidade da água piorou. Recomenda-se o IQA BASCARÁN para o monitoramento da qualidade da água superficial nesta bacia por descrever mais severamente a qualidade da água, garantindo, assim, maior segurança hídrica à saúde da população.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÍndice de Qualidade de Água
dc.subjectÁgua superficial
dc.subjectRio de Janeiro
dc.titleComparação entre os Índices de Qualidade de Água Cetesb e Bascarán.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2019-04-16T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroQualidade da Água
dc.subject.nalthesaurusWater quality
dc.subject.nalthesaurusSurface water
riaa.ainfo.id1092680
riaa.ainfo.lastupdate2019-04-16 -03:00:00
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11137/2018_1_194_202pt_BR
dc.contributor.institutionJULIANA MAGALHÃES MENEZES, UFF; HULLYSSES SABINO, UFF; VINICIUS CRISTO, UFRJ; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; LUANA ALVES DE LIMA, UFF; LETÍCIA BRIONES DI LULLO; GERSON CARDOSO DA SILVA JÚNIOR, UFRJ.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018021.pdf1.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace