Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTORANO, L. G.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. do S. P. de
dc.contributor.authorMENDES, G. G. C.
dc.contributor.authorMORAES, J. R. da S. C. de
dc.contributor.authorPINHEIRO, D. P.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. H. M.
dc.date.accessioned2018-06-28T00:47:24Z-
dc.date.available2018-06-28T00:47:24Z-
dc.date.created2018-06-27
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationCiência e Agrotecnologia, v. 42, n. 2, p. 127-137, Mar./Apr. 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092859-
dc.descriptionAs palmeiras estão entre as espécies hiperdominantes na Amazônia e o tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) demanda de informações climáticas e fenológicas para subsidiar o planejamento estratégico e o manejo sustentável dessa palmacea nativa da região. O objetivo neste trabalho foi avaliar as condições agrometeorológicas associadas às respostas fenológicas do tucumã por ser uma espécie que apresenta alto potencial econômico na produção de polpa dos frutos. Foram levantados dados meteorológicos correspondentes ao período em que foram realizadas as coletas de dados de fenologia no Banco de Germoplasma. Também, foram instalados sensores para monitorar a temperatura e a umidade relativa do ar onde eram observadas as fenofases. Foram realizadas análises para identificar respostas dos tucumanzeiros em função das condições agrometeorológicas na área de estudo. A precipitação pluvial, amplitude térmica e insolação apresentaram correlações positivas principalmente quanto aos percentuais de indivíduos com brácteas, de indivíduos com inflorescências e de indivíduos com inflorescências fecundadas. Nas fenofases de frutificação a precipitação pluvial e a umidade relativa do ar influenciaram nos percentuais de indivíduos com cachos de frutos imaturos e de indivíduos com cachos de frutos maduros. Temperaturas máximas elevadas comprometem a expressão da porcentagem de indivíduos com cachos verdes do tucumã. Os tucumanzeiros estavam em plena capacidade vegetativa durante as avaliações a campo, pois o NDVI manteve-se, dominantemente superior a 0,41 nos três anos analisados. As fenofases do tucumã demonstrando forte associação positiva com insolação, temperatura máxima e amplitude térmica.
dc.language.isoengeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectTucumã-do-pará
dc.subjectPalmacea
dc.titleAgrometeorological conditions associated with phenological responses of tucumã-do-pará (Astrocaryum vulgare Mart.).
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-06-28T00:47:24Zpt_BR
dc.subject.thesagroAstrocaryum vulgare
dc.subject.thesagroFenologia
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.thesagroBanco de Germoplasma
riaa.ainfo.id1092859
riaa.ainfo.lastupdate2018-06-27
dc.identifier.doi10.1590/1413-70542018422032917
dc.contributor.institutionLUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Gleidson Guilherme Caldas Mendes, UFV; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, UNESP; Daniel Pereira Pinheiro, UFRA; Afonso Henrique Moraes Oliveira, INPE.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vol42num2artigo01.pdf689,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace