Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093853
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2001
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: LIMA, M. A. de
BOEIRA, R. C.
CASTRO, V. L. S. S. de
LIGO, M. A. V.
CABRAL, O. M. R.
VIEIRA, R. F.
LUIZ, A. J. B.
Additional Information: MAGDA APARECIDA DE LIMA, CNPMA; RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA; MARCOS ANTONIO VIEIRA LIGO, CNPMA; OSVALDO MACHADO RODRIGUES CABRAL, CNPMA; ROSANA FARIA VIEIRA, CNPMA; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA.
Title: Estimativa das emissões de gases de efeito estufa provenientes de atividades agrícolas no Brasil.
Publisher: In: LIMA, M. A. de; CABRAL, O. M. R.; GONZALEZ MIGUEZ, J. D. (Ed.). Mudanças climáticas globais e a agropecuária brasileira. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2001. 397p. Cap. 7, p.169-189.
Language: pt_BR
Keywords: Emissões de gases
Atividades agrícolas
Mudanças climáticas
Description: 0 cultivo de arroz irrigado por inundação, a queima de resíduos agrícolas, o processo de fermentação entérica da pecuária ruminante e os dejetos desta, bem como o uso agrícola dos solos constituem importantes fontes de liberação de gases de efeito estufa à atmosfera terrestre. Os campos de arroz inundados e a pecuária ruminante, assim como a queima de resíduos agrícolas promovem a liberação de metano (CH^) na atmosfera. Cerca de 55% das emissões antrópicas de metano provêm da agricultura e pecuária juntas (IPCC, 1995, 1996). Os solos agrícolas, pelo uso de fertilizantes nitrogenados, fixação biológica de nitrogênio, adição de dejetos animais, incorporação de resíduos culturais, entre outros fatores, contribuem com significativas emissões de óxido nitroso (N^O). A queima de resíduos agrícolas nos campos liberam, além de metano, óxido nitroso, óxidos de nitrogênio (NO^) e monóxido de carbono (CO) na atmosfera. As Tabelas 1, 2, 3 e 4 mostram as estimativas de emissões globais de CH^, CO, N^O e NO^ derivadas de fontes antrópicas, incluindo as de origem agropecuária. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992 com o objetivo de alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera a um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático, requer dos países-membros, entre outros compromissos, a realização de inventários periódicos de fontes de emissão desses gases bem como de sumidores. Para isso, manuais de inventariamento foram elaborados pelo Painel Intergovemamental sobre Mudança do Clima (IPCC), com a metodologia de referência para as estimativas nacionais de emissão de gases.
Thesagro: Efeito Estufa
Data Created: 2018-08-02
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Limaestimativa16160CL.pdf636,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace