Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNUNES, C. F. P.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. R. de
dc.contributor.authorSTORCH, T. T.
dc.contributor.authorROMBALDI, C. V.
dc.contributor.authorCHAVES, F. C.
dc.contributor.authorGIRARDI, C. L.
dc.date.accessioned2018-08-11T00:45:40Z-
dc.date.available2018-08-11T00:45:40Z-
dc.date.created2018-08-10
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE ALIMENTOS, 10., 2018, Passo Fundo. Anais....PAsso Fundo, RS: UPF, 10 e 11 meio 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094077-
dc.descriptionA maçã é um fruto suscetível a alterações nos atributos sensoriais durante após-colheita. Para evitar modificações na firmeza os frutos são armazenados sob refrigeração em atmosfera regular (AR) ou controlada(AC) combinadas a aplicação de 1-metilciclopropeno (1-MCP). As alterações nos frutos durante a maturação são coordenadas por genes que codificam para enzimas relacionadas a degradação e expansão da parede celular. No entanto, ainda não está esclarecido quais enzimas são as responsáveis pela manutenção da firmeza em maçãs durante o armazenamento. O objetivo do estudo foi verificar se o MdFLA2, MdUDP e MdCOBRA participam da manutenção da firmeza em maçãs tratadas com 1-MCP e armazenadas em AR e AC. Após o armazenamento os frutos foram colocados a 25 °C por sete dias, para simular condições da prateleira. Foram realizadas análises de firmeza e quantificação relativa do acúmulo de transcritos. Frutos tratados ou não com 1-MCP, que não foram armazenados sob refrigeração, não apresentaram redução da firmeza, assim como os armazenados em AC por 180 dias. No armazenamento AR apenas frutos tratados com 1-MCP não apresentaram perda de firmeza. Os genes MdFLA2, MdUDP e MdCOBRA tiveram maior acúmulo transcricional quando os frutos receberam o tratamento com 1-MCP, este resultado só não foi observado para AR 180 dias, onde os frutos controle que apresentaram maior acúmulo transcricional. O MdFLA2, MdUDP e MdCOBRA possivelmente desempenham um papel importante na manutenção da firmeza em maçãs na presença do 1-MCP antes do período de armazenamento refrigerado e após o armazenamento de seis meses em AC. Palavras-chave: Malus x domestica, Maxigala, 1-metilciclopropeno, expressão transcricional, firmeza de polpa.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMaxigala
dc.subject1-metilciclopropeno
dc.subjectExpressão transcricional
dc.subjectFirmeza de polpa
dc.titleAtuação dos genes MDFLA2, MDUDP e MDCOBRA na manutenção da parede celular de maçãs durante o armazenamento refrigerado regular e controlado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-08-11T00:45:40Zpt_BR
dc.subject.thesagroMalus Domestica
dc.subject.thesagroPolpa
riaa.ainfo.id1094077
riaa.ainfo.lastupdate2018-08-10
dc.contributor.institutionCamila Francine Paes Nunes, Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas , Pós - Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Depart amento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Faculdade de Agronomia ‘Eliseu Maciel’, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, R
dc.contributor.institutionIsadora Rubin de Oliveirapt_BR
dc.contributor.institutionTatiane Timm Storchpt_BR
dc.contributor.institutionCesar Valmor Rombaldipt_BR
dc.contributor.institutionFábio Clasen Chavespt_BR
dc.contributor.institutionCESAR LUIS GIRARDI, CNPUV.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILANUNESsial2018.pdf268,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace