Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFASIABEN, M. do C. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, S. R. de M.
dc.contributor.authorALMEIDA, M. M. T. B.
dc.contributor.authorABREU, U. G. P. de
dc.date.accessioned2018-09-01T00:46:19Z-
dc.date.available2018-09-01T00:46:19Z-
dc.date.created2018-08-14
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018.
dc.identifier.isbn978-85-98571-17-1
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094105-
dc.descriptionAtualmente, menos de 8% do Bioma Mata Atlântica apresenta suas características originais, fruto do intenso processo de urbanização e exploração econômica que vem sofrendo desde a época do descobrimento. Esse Bioma se estende por 17 estados brasileiros e a pecuária está presente ao longo de toda sua extensão, o que confere grande diversidade aos sistemas de produção praticados, fruto da grande variedade de condições de relevo, solo, clima e da situação socioeconômica de seus produtores. Conhecer esta diferenciação é fundamental para propor linhas de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e políticas públicas apropriadas. Tabulações especiais do Censo Agropecuário 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no que se refere à pecuária bovina de corte, o Bioma contava com quase 90 mil estabelecimentos que declararam ter o corte como principal finalidade do rebanho (29% do total de estabelecimentos do país sob esta condição), perto de 17 milhões de hectares de pastagens destinadas à pecuária de corte (16% do total de pastagens destinadas a essa finalidade no país) e um rebanho próximo a 25 milhões de cabeças (21% do total do rebanho de corte brasileiro). Este trabalho trata da classificação e caracterização dos municípios produtores de bovinos de corte no Bioma Mata Atlântica, empregando variáveis oriundas de tabulações especiais de dados do Censo Agropecuário 2006. Os dados foram filtrados para estabelecimentos com bovinos de corte e agregados por município (2.348 municípios). As análises identificaram cinco grupos (clusters) de municípios produtores de bovinos de corte, destacando-se a variabilidade que constitui a bovinocultura de corte no bioma e os padrões de produção e tecnificação ao longo do território.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise de Cluster
dc.subjectTipologias
dc.subjectTypologies
dc.subjectCattle production systems
dc.titleDiferenciação e caracterização de municípios produtores de bovinos de corte no bioma Mata Atlântica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2020-01-21T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroSistema de Produção
dc.subject.nalthesaurusBeef cattle
dc.subject.nalthesaurusCluster analysis
dc.subject.nalthesauruscattle productionpt_BR
dc.description.notesSober 2018.
dc.format.extent2Não paginado.
riaa.ainfo.id1094105
riaa.ainfo.lastupdate2020-01-21 -02:00:00
dc.contributor.institutionMARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; IBGE; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diferenciacaocaracterizacao.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace