Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094468
Título: Cinética de degradação da matéria seca da pastagem de milheto mantida com duas alturas.
Autoria: GENRO, T. C. M.
VELHO, J. P.
MONTAGNER, D. B.
ROCHA, M. G. da
SILVEIRA, V. C. P.
Afiliação: TERESA CRISTINA MORAES GENRO, CPPSUL; JOÃO PEDRO VELHO, UFRGS; DENISE BAPTAGLIN MONTAGNER, UFV; MARTA GOMES DA ROCHA, UFSM; VICENTE CELESTINO PIRES SILVEIRA, UFSM.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 42., 2005, Goiânia. A produção animal e o foco no agronegócio: anais. Goiânia: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.
Conteúdo: As características estruturais da planta, principalmente a altura, podem estar associadas a diferenças relacionadas com a cinética da degradação de gramíneas e, por isto merecem ser avaliadas. As amostras de forragem que foram utilizadas para avaliação foram coletadas em um experimento de pastejo cujos tratamentos avaliados foram: pastagem de milheto mantida com altura média de 20-30 cm; pastagem de milheto mantida com altura média de 40-50 cm. O sistema de pastejo adotado foi o contínuo com lotação variável e o período de pastejo foi de dezembro de 2001 a abril de 2002. A metodologia de produção de gás ?in vitro? foi utilizada para determinar os parâmetros ligados a cinética da degradação: potencial de produção de gás, ?lag time?, taxa de degradação e produção cumulativa de gás. A pressão causada pelo acúmulo de gases provenientes das fermentação foi medida nos tempos preestabelecidos: 2, 4, 6, 8, 12, 16, 24, 32, 40, 48, 60, 72 e 96 horas após o início da incubação. O potencial de produção de gás foi semelhante nas três datas das avaliações, na altura de 20-30 cm. Já na altura de 40-50 cm, o potencial de produção de gás foi alto nas duas primeiras avaliações e caiu drasticamente no mês de março (P<0,01). Lag time e taxa de degradação apresentaram melhores resultados para a pastagem de milheto mantida mais baixa (20-30 cm). A técnica ?in vitro? de produção de gás parece ser uma excelente ferramenta para avaliação da cinética de degradação de forragens mantidas em pastejo.
Thesagro: Valor Nutritivo
Matéria Seca
Milheto
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1568.pdf156,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace