Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094470
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTARDO, D. P.
FLORES, R.
PEREIRA, E.
DALL'AGNOL, M.
GABE, N.
MARTINS, J. D.
NABINGER, C.
FIORIN, C. A.
CASTRO, R. L. de
DEBIASI, H.
Additional Information: DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL; RICARDO FLORES, UFRGS; ÉMERSON PEREIRA, UNIJUÍ; MIGUEL DALL'AGNOL, UFRGS; NILTON GABE, FEPAGRO; JORGE DUBAL MARTINS, FEPAGRO; CARLOS NABINGER, UFRGS; CARLOS ANDRÉ FIORIN, UNIJUÍ; RICARDO LIMA DE CASTRO, FEPAGRO; HENRIQUE DEBIASI, FEPAGRO.
Title: Produção de forragem de populações de azevém anual em diferentes ambientes do Rio Grande do Sul.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 42., 2005, Goiânia. A produção animal e o foco no agronegócio: anais. Goiânia: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.
Language: pt_BR
Description: O azevém anual (Lolium multiflorum Lam.) é uma das forrageiras mais utilizadas no RS durante o período frio do ano, seja na sobressemeadura em campos naturais, ou na formação de pastagens cultivadas. Porém, existem poucas cultivares registradas no Brasil. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar, em diferentes ambientes, algumas populações de azevém anual, visando a seleção de genótipos que apresentem um elevado potencial produtivo e o futuro lançamento de cultivares. Foram avaliadas sete populações, sendo comparadas com uma população comercial e com o cultivar LE-284. O experimento foi implantado em cinco diferentes regiões fisiográficas do RS e as variáveis analisadas foram produção de MS Total e produção de MS de Folhas, sendo procedida uma análise estatística conjunta para locais. A análise estatística indicou como significativa a interação local x população tanto para MS Total quanto para MS Folhas. A produção de MS Total não diferiu muito entre as populações na maioria dos locais. Porém, em alguns deles, a população Vacaria e o cultivar LE-284 apresentaram-se com produções inferiores. Por outro lado, as populações Trovão e Sarandi foram as melhores em Augusto Pestana e Eldorado do Sul, respectivamente. Quanto a produção de MS Folhas, a população comercial Comum-RS figurou entre as menos produtivas em todos os locais, exceto em São Gabriel, em função da sua maior precocidade reprodutiva.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Azevém
Forragem
Melhoramento Genético Vegetal
Seleção
Data Created: 2018-08-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
411.pdf43,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace