Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMENEZES, A. J. E. A. de
dc.contributor.authorHOMMA, A. K. O.
dc.contributor.authorMATOS, G. B. de
dc.date.accessioned2018-08-28T01:37:28Z-
dc.date.available2018-08-28T01:37:28Z-
dc.date.created2018-08-27
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094566-
dc.descriptionO bacurizeiro possui uma característica ímpar de rebrotar a partir de suas raízes, chegando a infestar antigas áreas de ocorrência dessa espécie. O manejo desses rebrotamentos constitui a opção de curto prazo mais apropriada para aumentar a produção de frutos, totalmente restrita pela oferta extrativa. Alternativa seria a de efetuar plantios racionais e a sua incorporação em sistemas agroflorestais, promovendo a recuperação de áreas desmatadas e aquelas que não deveriam ter sido desmatadas. Urge o desenvolvimento de máquinas apropriadas para a retirada da polpa e o aproveitamento da casca e do caroço, que representam mais de 80% do peso do fruto. Por ser uma planta que apresenta polinização cruzada efetuada por pássaros, o sucesso dos programas de manejo e dos plantios racionais vai depender da conservação dos recursos faunísticos e da flora. O manejo do homem, evitando a retirada de frutos verdes, a derrubada de bacurizeiros para obtenção de madeira, e proteger as áreas de ocorrência evitando a substituição por atividades agrícolas constituem medidas que precisam ser implementadas.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRecuperação de áreas degradadas
dc.titleManejo de rebrotamento de bacurizeiros nativos na mesorregião do Nordeste Paraense e Marajó na recuperação de áreas degradadas e com geração de renda e emprego no Estado do Pará.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-08-28T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroBacuri
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroRecuperação do Solo
dc.subject.thesagroRenda
dc.subject.thesagroEmprego
dc.description.notesSober 2018.
riaa.ainfo.id1094566
riaa.ainfo.lastupdate2018-08-28 -03:00:00
dc.contributor.institutionANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9399.pdf723,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace