Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095123
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, J. O.
PINTO, D. M.
Additional Information: JULIA OSTAPCZUK PEREIRA, ESTAGIÁRIA CNPM; DANIELA MACIEL PINTO, CNPM.
Title: Compartilhamento de dados espaciais da pesquisa agropecuária: a importância da preservação digital no contexto da Embrapa.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 12., 2018, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2018.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Base de dados espacial
Dados de pesquisa
Infraestrutura de dados espacial
Description: O GeoInfo é a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) da Embrapa, para o compartilhamento dos dados espaciais gerados pela empresa para o público geral. Lançado em abril de 2018, disponibiliza dados matriciais e vetoriais de estudos relacionados a mapeamentos de uso e cobertura das terras, aptidão agrícola, zoneamentos e diagnósticos ambientais, levantamentos de solos, entre outras informações. O GeoInfo foi criado a partir da adesão da Embrapa à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) para cumprimento do Decreto nº 6.666 (27/11/2008), instituído pelo governo federal com o propósito de integrar, harmonizar e disseminar as informações georreferenciadas existentes nas diversas instituições públicas, ligadas ao poder executivo federal, para que possam ser facilmente localizadas, exploradas e acessadas para os mais diversos objetivos e por diferentes perfis de usuários. Um dos objetivos do GeoInfo é garantir a preservação digital e disponibilidade dos dados e metadados espaciais ao longo do tempo, minimizando a perda da informação que muitas vezes está armazenada em computadores, HDs externos, pen-drives, entre outros dispositivos de armazenagem, os quais apresentam riscos associados à recuperação dos dados da pesquisa espacial. Nesse aspecto, para que o acesso em longo prazo seja possível e contínuo, protocolos e boas práticas para preservação digital têm sido estudados no escopo das infraestruturas de dados espaciais, em especial as recomendações e diretrizes estabelecidas pela Library of Congress, por meio do Geospatial Multistate Archive and Preservation Project (GeoMAPP), do Open Geospatial Consortium (OGC) e da Rede Cariniana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Data Created: 2018-09-05
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4974.pdf302,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace