Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095915
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LAGO, A. C. B.
SCHWAMKE, A.
LEMOS, R. S.
NASCIMENTO, D. L. O.
VIANA, G. C.
ZEFERINO, E. S.
ZEFERINO, E. S.
SILVA, M. M.
SÁ, T. D. de A.
Additional Information: AMANDA CRISTINA BENTES LAGO, Casa Familiar Rural do Brasil Novo; ANDERSON SCHWAMKE, CPATU; REINALDO SILVA LEMOS, Fundação Viver Produzir e Preservar; DIEGO LUIZ OLIVEIRA NASCIMENTO, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM; GIOVANILDA COSTA VIANA, CPATU; EDILENO SCHMIDT ZEFERINO, UFPA; ERICK SCHMIDT ZEFERINO, UFPA; MARISTELA MARQUES SILVA, UFPA; TATIANA DEANE DE ABREU SA, CPATU.
Title: Transição agroecológica em sistema de produção familiar: a experiência da Família Zeferino em Brasil Novo, Pará.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.
Language: pt_BR
Notes: Edição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil.
Keywords: Agroecologia
Transição agroecologica
Cacau orgânico
Transamazônica
Brasil Novo
Description: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de transição agroecológica vivenciada pela família Zeferino no município do Brasil Novo no Estado do Pará, caracterizando os princípios agroecológicos utilizados nos sistemas de produção e a história de vida da família. A família Zeferino composta pela Sra. Dercília e o Sr. José, conhecido como ?Cido?, e dois filhos foram pioneiros e inovadores no desenvolvimento de experiências agroecológica na região da Transamazônica, no entanto faleceram precocemente em 2014 e 2016 respectivamente. As atividades desenvolvidas pela família tinha como base a produção orgânica em sistema agroflorestais. Além de desenvolver experiências de produção sustentáveis, a família compartilhava o seu ?saber agroecológico?, com todos os segmentos da sociedade, sendo considerados como Referência no respeito no uso dos recursos naturais de nossa região.
Year: 2018-09-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1747Textodoresumo312511020180820.pdf399,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace