Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096267
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARNEIRO, J. M.
dc.contributor.authorBARROS, V.
dc.contributor.authorGIONGO, V.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, M. C. B. de
dc.contributor.authorMATSUURA, M. I. da S. F.
dc.date.accessioned2018-09-27T00:38:10Z-
dc.date.available2018-09-27T00:38:10Z-
dc.date.created2018-09-25
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 6., 2018, Brasília, DF. Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade: anais. Brasília, DF: IBICT, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096267-
dc.descriptionNeste trabalho, avaliaram-se os impactos potenciais de 1 kg de manga produzida em sistema convencional baseado no monocultivo, praticado no Vale do São Francisco, principal região brasileira produtora e exportadora brasileira. Os dados foram coletados em fazendas da região, tendo sido considerados os processos de mudança no uso da terra, produção de mudas, produção e transporte de fertilizantes, pesticidas e outros insumos, produção de manga em campo, operações agrícolas e beneficiamento pós-colheita. A produção de manga em campo considerou os estágios de implantação do pomar, crescimento da planta e produção, com uma vida útil do pomar de 30 anos. Os métodos de avaliação de impacto escolhidos utilizados foram: IPCC (2007;100a) para a categoria mudança climática, ReCiPe Midpoint (H) para eutrofização de água doce e marinha, USEtox para toxicidade humana - câncer e não-câncer -, e ecotoxicidade, e Pfister et al (2009) para escassez hídrica. Observou-se que a produção de fertilizantes teve a maior contribuição no impacto sobre o clima (38%), seguida da produção em campo (34%) e do beneficiamento de pós-colheita da fruta (18%). Na pegada hídrica, os maiores impactos em todas as categorias se deveram à produção da fruta em campo: escassez hídrica (99%), toxicidade humana câncer (78%) e não-câncer (61%), eutrofização de águas doces (36%) e marinha (92%), ecotoxicidade (42%). Conclui-se que os principais pontos críticos ambientais são a produção da fruta em campo, associada principalmente ao uso de fertilizantes minerais e à irrigação, bem como a produção de fertilizantes (principalmente na pegada de carbono) e a pós-colheita.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVale do São Francisco
dc.subjectCultivo
dc.titleAvaliação do ciclo de vida da manga brasileira.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-09-27T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroCiclo de Vida
dc.subject.nalthesaurusMangifera
dc.subject.nalthesaurusMangoes
dc.subject.nalthesaurusPostharvest technology
dc.format.extent2p. 378-384.
riaa.ainfo.id1096267
riaa.ainfo.lastupdate2018-09-27 -03:00:00
dc.contributor.institutionJADE MÜLLER CARNEIRO, UFC; VIVIANE BARROS; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; MARIA CLEA BRITO DE FIGUEIREDO, CNPAT; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Vanderlisee.pdf168.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace