Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096396
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, A. F. C.
JUSTO, W. R.
LIMA, J. R. F. de
Additional Information: ALAN FRANCISCO CARVALHO PEREIRA, Professor Assistente da UNIVASF, Campus Juazeiro - BA; WELLINGTON RIBEIRO JUSTO, Professor Associado - Universidade Regional do Cariri - URCA; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
Title: Proposta de aplicação do modelo teórico neoclássico para determinação de escolha entre as alternativas ocupacionais para as famílias rurais brasileiras.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social. Campinas: UNICAMP, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Meio rural
Otimização
Estabilidade de renda
Rural environment
Description: Nos anos 60, a agricultura mundial apresentou um elevado crescimento tanto no aspecto produtivo, quanto no volume financeiro gerado. Entre os principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento agrícola pode-se destacar o aumento da demanda por alimentos e do elevado desenvolvimento tecnológico. De maneira paralela, observa-se que a diversificação das fontes de renda tem efeito de reduzir o efeito da pobreza no meio rural com as famílias não-agrícolas e pluriativas apresentando mais estabilidade nos rendimentos e maior eficiência na redução desse problema. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicação teórica de um modelo de utilidade para explicar a escolha ocupacional entre as famílias rurais brasileiras. O referencial teórico utilizado considera que as decisões das famílias rurais relacionadas à oferta, ou não, do trabalho fora do estabelecimento agrícola se baseia em um problema demaximização de utilidade conjunta e interna à unidade familiar. Sugeriu-se um modelo logit multinomial modelagem empírica.
Thesagro: Agricultura
Mercado de Trabalho
Renda Familiar
Agricultura Familiar
Desenvolvimento Sustentável
NAL Thesaurus: Sustainable development
Rural development
Data Created: 2018-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoRicardo.pdf910,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace