Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCORNEJO, F. E. P.
dc.contributor.authorNOGUEIRA, R. I.
dc.contributor.authorSÁ, D. de G. C. F. de
dc.contributor.authorSOUZA, R. T. de
dc.contributor.authorMAIA, J. D. G.
dc.contributor.authorRITSCHEL, P. S.
dc.date.accessioned2018-09-29T00:35:08Z-
dc.date.available2018-09-29T00:35:08Z-
dc.date.created2018-09-28
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1., 2018, Lisboa. 29 Actas Portuguesas de Horticultura. Lisboa: APH, 1 a 4 nov. 2017. p. 140.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096567-
dc.descriptionNo Brasil a produção de frutas responde por 25% do agronegócio e lidera as estatísticas de geração de empregos e de números de estabelecimentos industriais. A transformação das frutas seja em escala industrial ou artesanal agrega valor e incrementa a comercialização da produção agrícola. A produção de uvas sem sementes se iniciou na década de 1990 e a Embrapa Uva e Vinho vêm desenvolvendo pesquisas de melhoramento genético para obtenção de cultivares de uvas de mesa apirênicas adaptadas às condições edafoclimáticas do país para assim tornar sua colheita mais regular e viabilizar a comercialização de forma mais sustentável. A uva pode ser consumida na forma fresca e utilizada na elaboração de vinho, suco, destilado, vinagre, geleia e passa (desidratada) aumentando significativamente seu tempo de conservação. Uva passa é fonte de açucares, ferro, vitaminas e minerais, sendo importada, no Brasil, da Argentina, Chile, EUA, África do Sul, Emirados Árabes e Irã. O objetivo deste trabalho foi dimensionar e construir um equipamento para a obtenção de uva passa de boa aceitação sensorial a partir de genótipos selecionados do Programa de Melhoramento Genético ?Uvas do Brasil?. O equipamento foi construído totalmente em aço inoxidável, dispondo de dois compartimentos: uma cabine na parte superior contendo as bandejas e na parte inferior um compartimento onde foram instalados os sistemas de aquecimento e ventilação. É constituído por dois painéis de placas perfuradas com regulagem do diâmetro dos furos para controlar a mistura da entrada e saída do ar de secagem. A grande vantagem deste sistema em relação aos equipamentos existentes é a inclusão de um conjunto específico de dispositivos que garantem a uniformidade do processo de secagem. Dentre as cultivares brasileiras de uvas de mesa, BRS Clara, BRS Linda e BRS Morena foram identificadas com potencial de elaboração de passas. Palavras chave: agregação de valor, secagem de frutas, secador de cabine
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSecagem de frutas
dc.subjectSecador de cabide
dc.subjectUvas de mesa
dc.subjectBRS Clara
dc.subjectBRS Linda
dc.subjectBRS Morena
dc.subjectPrograma de Melhoramento Genético Uvas do Brasil
dc.titleDimensionamento e construção de secador para produção de uvas passas brasileiras.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-06-14T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroAgregação de Valor
dc.subject.thesagroSecador
riaa.ainfo.id1096567
riaa.ainfo.lastupdate2019-06-14 -03:00:00
dc.contributor.institutionFELIX EMILIO PRADO CORNEJO, CTAA; REGINA ISABEL NOGUEIRA, CTAA; DANIELA DE GRANDI C FREITAS DE SA, CTAA; REGINALDO TEODORO DE SOUZA, CNPUV; JOAO DIMAS GARCIA MAIA, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CornejoACTAsPortuguesas1592018.pdf20,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace