Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097333
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorONORATO, G. de C.
dc.contributor.authorVARGAS, R. T.
dc.contributor.authorMUNK, M.
dc.contributor.authorALMEIDA, C. G.
dc.contributor.authorGERN, J. C.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, A. S.
dc.contributor.authorCARVALHO, W. A.
dc.contributor.authorBRANDAO, H. de M.
dc.date.accessioned2025-05-28T10:57:35Z-
dc.date.available2025-05-28T10:57:35Z-
dc.date.created2018-10-15
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 22., 2018, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097333-
dc.descriptionA mastite, principal doença dos rebanhos leiteiros, é responsável por até 40% de todas as doenças infecciosas. O uso de composto nanoestruturados tem se mostrado uma alternativa eficiente para o controle de agente microbianos. O presente trabalho evidenciou características físico-químicas das nanopartículas de prata (AgNp) e seus efeitos citotóxicos em células epiteliais mamárias de bovinos (MAC-T). O tamanho e potencial Zeta das AgNps foi realizado através da técnica de DLS. Outras técnicas usadas foram a microscopia de força atômica (AFM) e a microscopia de varredura (MEV). Para o ensaio de citotoxicidade foi usada a técnica de coloração por Azul de Tripan, para acessar células vivas e mortas. O tamanho médio das nanopartículas foi de 946,99 nm, e seu potencial Zeta foi -16mV. Por AFM pode-se observar que as AgNps se encontram monodispersas e esféricas. Imagens obtidas em MEV evidenciaram a formação de grandes clusteres. O teste de citotoxicidade identificou em um resultado pouco preciso, uma vez que houve precipitação das AgNP, sugerindo o efeito citototóxico ocorreu por compressão das AgNp sobre as células MAC-T. Este fato dificultou a quantificação de células viáveis. Nas condições apresentadas, as AgNps se mostraram pouco estáveis, o que contribuiu para a formação dos agregados evidenciados por MEV, impactando diretamente na medida de raio hidrodinâmico durante a avalição por DLS. Por ter a formação desses grandes clusteres, as AgNps sofreram grande precipitação e potencialmente reduziram a viabilidade celular por compressão.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 232).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNanopartícula
dc.subjectCitotoxicidade
dc.subjectMAC-T
dc.subjectMastite
dc.titleCaracterização de nanopartículas de prata e citocompatibilidade em células epiteliais mamárias de bovinos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGado Leiteiro
dc.subject.thesagroDoença Animal
riaa.ainfo.id1097333
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-28
dc.contributor.institutionGEOVANA DE CARVALHO ONORATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; RENISON TELES VARGAS, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS; MICHELE MUNK, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CAMILA GUIMARÃES DE ALMEIDA; JULIANA CARINE GERN, CNPGL; ALESSANDRO DE SA GUIMARAES, CNPGL; WANESSA ARAUJO CARVALHO, CNPGL; HUMBERTO DE MELLO BRANDAO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracterizacao-de-nanoparticulas-de-prata.pdf2.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace