Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097549
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARVALHO, R. H.
JESUS, E. da C.
SOUZA FILHO, B. F.
FONTANA, A.
STRALIOTTO, R.
ARAUJO, A. P.
Additional Information: UFRRJ; EDERSON DA CONCEICAO JESUS, CNPAB; PESAGRO RIO; ADEMIR FONTANA, CNPS; ROSANGELA STRALIOTTO, CNPS; UFRRJ.
Title: Crescimento e produção do feijoeiro comum sob coinoculação com Rhizobium, Azospirillum e Bradyrhizobium em condições de campo.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, p. 1-7, Jul. 2018.
Language: pt_BR
Notes: Edição dos Anais do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017.
Keywords: Fixação biológica de nitrogênio
Description: A fixação biológica de nitrogênio é importante no manejo sustentável do feijoeiro. Objetivou-se no trabalho avaliar o efeito da inoculação e coinoculação de rizóbio com bactérias promotoras de crescimento, no crescimento e produção do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris) em condições de campo. O experimento foi conduzido em Macaé ? RJ. Cinco Fontes de N foram avaliadas: testemunha absoluta e nitrogenada (80 kg N ha-1), inoculação com rizóbio, coinoculação com rizóbio e Bradyrhizobium, coinoculação com rizóbio e Azospirillum. Foram avaliados a produção de massa seca da parte aérea, raízes e nódulos e componentes de produção. Não houve efeito significativo dos tratamentos nos parâmetros avaliados. A população nativa de rizóbio foi eficiente na produtividade e nodulação, com a testemunha absoluta alcançando 89% da produção da testemunha nitrogenada. A coinoculação com Bradyrhizobium alcançou 91% da produtividade da testemunha nitrogenada, e a inoculação somente com rizóbio alcançou 86%.
Thesagro: Simbiose
NAL Thesaurus: Phaseolus vulgaris endornavirus
Data Created: 2018-10-16
ISSN: 2236-7934
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Crescimentoeproducaodofeijoeirocomum.pdf382,72 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace