Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097598
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, A. K.
MAGALHAES, W. L. E.
SANTOS, A. F. dos
GATTO, D. A.
Additional Information: Aline Krolow Soares, UFPel; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; Darci Alberto Gatto, UFPel.
Title: Capacidade antifúngica de biocida produzido à base de lignina e timol.
Publisher: In: SEMANA DE APERFEIÇOAMENTO EM ENGENHARIA FLORESTAL DA UFPR, 2., 2018, Curitiba. Anais. Curitiba: CIFLOMA, 2018.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: MateriaL lignocelulósico
Biocida
Timol
Description: O presente estudo teve como objetivo avaliar a capacidade antifúngica de material biocida produzido à base de lignina e timol nos fungos fitopatogêncos Phytophthora palmivora, Fusarium verticillioides, Fusarium oxysporum e Roselinia bunodes. Para isso, foram produzidas suspensões com pH=7,0 e proporção de 1:10 (timol:lignina). Este material foi agitado em um ultrassonicador (Sonics ? Vibra Cell) juntamente com Tween-20, HCl 5M e água destilada durante 10 minutos. A suspensão foi seca em estufa a vácuo durante 24 horas a 60°C e a fração sólida resultante foi utilizada para análise da atividade antifúngica juntamente com as amostras de controle, lignina e timol, individualmente. Cada um destes três materiais foi misturado ao meio de cultura BDA a uma concentração de 1% e distribuídas em placas de Petri (em triplicata). Após a adição dos fungos, a avaliação da capacidade inibitória de cada amostra foi realizada pela medição do crescimento micelial até atingir a borda da placa de Petri. Os resultados indicam que a formulação da suspensão com timol e lignina foi a que mais inibiu os microorganismos apresentando menor crescimento micelial para três, dos quatro fungos analisados em comparação às demais formulações. O timol inibiu completamente o crescimento micelial dos fungos e, portanto, sua associação com a lignina permitiu avaliar o seu potencial como biocida natural.
Thesagro: Recurso Natural
Fungicida
Lignina
Year: 2018-10-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AACWashingtonSAEGCapacidade.pdf222,86 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace