Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIMEONE, M. L. F.
dc.contributor.authorSOUZA, E. de A.
dc.contributor.authorPARRELLA, R. A. da C.
dc.contributor.authorDAMASCENO, C. M. B.
dc.contributor.authorSCHAFFERT, R. E.
dc.date.accessioned2018-10-25T01:01:03Z-
dc.date.available2018-10-25T01:01:03Z-
dc.date.created2018-10-24
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 22.; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 17., 2018, São Paulo. Anais. São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098141-
dc.descriptionO sorgo do tipo biomassa é uma cultura que apresenta grande potencial como fonte de biomassa para geração de energia, em função de sua alta produtividade, tolerância à seca e por ser mecanizável. Assim, a cultura é uma alternativa de biomassa vegetal para ser utilizada em processos de cogeração de energia elétrica. O objetivo do trabalho foi desenvolver modelos de calibração multivariada, utilizando a espectroscopia no infravermelho próximo, para análise do teor de carbono, nitrogênio, cinzas, poder calorífico superior, glicose, xilose e arabinose em sorgo biomassa. As amostras foram analisadas por métodos de referência e os resultados associados ao espectro de infravermelho próximo (NIR) de cada amostra. Em seguida, foram desenvolvidos, para cada constituinte, os modelos de calibração multivariada utilizando o algoritmo PLS (Partial Least Square). Os indicadores estatísticos utilizados para avaliar o desempenho e validação dos modelos foram: raiz quadrada do erro médio de calibração ? RMSEC, raiz quadrada do erro médio de validação cruzada ? RMSECV, raiz quadrada do erro médio de predição ? RMSEP e R2 (coeficiente de determinação para o conjunto de calibração e validação). Também foram avaliadas a relação de desempenho do desvio - RPD e a razão de intervalo de erro ? RER. Obtevese uma boa correlação entre os valores previstos pelo modelo e os valores obtidos pelo método de referência para todas as propriedades avaliadas tanto para as amostras do conjunto de calibração (RMSEC) como para as do conjunto de validação externa (RMSEP). Também foram obtidos valores de RPD e RER, respectivamente, acima de 3 e de 10, para todos os constituintes analisados, sendo assim, considerados adequados para a realização das análises quantitativas de composição química na qualificação do sorgo biomassa como fonte de matéria-prima para cogeração de energia.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleUso da espectroscopia no infravermelho próximo para qualificação do sorgo biomassa para energia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-10-25T01:01:03Zpt_BR
dc.subject.thesagroComposição Química
dc.subject.thesagroMétodo de Análise
dc.subject.thesagroAnálise Química
dc.subject.thesagroEnergia Elétrica
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
riaa.ainfo.id1098141
riaa.ainfo.lastupdate2018-10-24
dc.contributor.institutionMARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; Universidade Federal de São João Del Rei; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; CYNTHIA MARIA BORGES DAMASCENO, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Usoespectroscopia1.pdf70,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace