Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098214
Título: Adubação de Coffea canephora na fase de formação em sequeiro no estado do Acre.
Autoria: FERREIRA, R. R. M.
LUNZ, A. M. P.
MIRANDA, E. M. de
Afiliação: ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CPAF-AC; AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-AC; ELIAS MELO DE MIRANDA, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 44., 2018, Franca, SP. Nosso café, melhorado desde o pé: trabalhos apresentados. Varginha: Fundação Procafé, 2018.
Páginas: p. 125-126.
Conteúdo: A cultura do cafeeiro na Amazônia ocupa uma área de aproximadamente 180.000 ha, tendo Rondônia, a maior área plantada (160.000 ha) e no Acre (1.261 ha) com produtividade média de 10 sacas/ha (IBGE, 2015). Produtividade considerada baixa, devido a práticas de manejo inadequadas, baixa fertilidade dos solos, entre outros fatores. É uma cultura basicamente explorada pelos pequenos produtores (2 a 10 ha) de pequeno poder aquisitivo e baixo nível tecnológico, que dificilmente fazem uso de insumos (adubos e defensivos) nas lavouras, devido principalmente os altos custos desses produtos ocasionados pelo frete elevado. Uma alternativa para a eficiência do uso dos solos da região é a utilização de práticas com baixos insumos agrícolas, como o uso de uso de microrganismos benéficos que se associam as raízes das plantas (Oliveira, 2005) voltadas para um melhor aproveitamento dos nutrientes. No contexto da fertilidade do solo e nutrição vegetal, os microrganismos podem atuar como ?facilitadores? da nutrição, interferindo na disponibilidade dos nutrientes, contribuindo assim, para reduzir a necessidade ou maximizar o uso de fertilizantes manufaturados (Siqueira & Moreira, 1996). Para que as associações plantas microrganismos possam contribuir efetivamente para uma melhor nutrição das plantas. Este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas com diferentes substratos de café conilon (Coffea canefora) micorrizadas e não micorrizadas submetidas a níveis de fertilização no campo na fase de formação em sequeiro.
Thesagro: Café
Coffea Canephora
Adubação
Etapa de Desenvolvimento da Planta
Características Agronômicas
Cultivo de Sequeiro
Campo Experimental
NAL Thesaurus: Fertilizers
Plant growth
Agronomic traits
Dryland farming
Palavras-chave: Café Conilon
Fertilizantes
Crecimiento de planta
Agricultura de secano
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26708.pdf119,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace