Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098508
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MOREIRA, R. P.
NAZARIO, R. S.
AMANCIO, C. O. da G.
TAVARE, P. D.
AMANCIO, R.
Additional Information: RAMON PITTIZER MOREIRA, UFRRJ; RENATO SILVA NAZÁRIO; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; PATRICIA DIAS TAVARES, UFRRJ; ROBSON AMANCIO, UFRRJ.
Title: A análise econômico-ecológica de um agroecossistema no município de Paraty-RJ como ferramenta de planejamento e apoio à transição agroecológica.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, p. 1-7, Jul. 2018.
Language: pt_BR
Notes: Edição dos Anais do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017.
Keywords: Estratégias sociais e ecológicas
Description: A Metodologia de Análise Econômico-Ecológica de Agroecossistemas considera estratégias singulares nas dinâmicas socioecológicas de gestão na agricultura familiar invisibilizadas nos métodos convencionais de agricultura. A metodologia foi aplicada em um sistema agroecológico na região costa verde, estado do Rio de Janeiro, com objetivo realizar uma análise para viabilizar e fortalecer a produção na perspectiva da agroecologia. As etapas do método são: visita ao agroecossistema, entrevista semiestruturada, elaboração da linha do tempo e da modelização e análise econômica-ecológica. A família aposta na diversificação da produção como estratégia de comercialização. Identificou-se que maior parte dos insumos foi produzida internamente diminuindo custo e aumentando rentabilidade. Pode-se inferir que a estratégia de produção e de organização social adotada pela família permitiu a interação da produção econômica e reprodução ecológica do agroecossistema viabilizando a permanência da família na propriedade.
Thesagro: Agricultura Familiar
Data Created: 2018-10-30
ISSN: 2236-7934
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aanaliseeconomicoecologicadeumagroecossistemanomunicipiode.pdf496 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace