Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098864
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, F. S. S.
dc.date.accessioned2025-07-02T18:50:00Z-
dc.date.available2025-07-02T18:50:00Z-
dc.date.created2018-11-06
dc.date.issued2016
dc.identifier.citation2016.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098864-
dc.descriptionA citricultura é uma das atividades agrícolas mais importantes no setor econômico e social para o Brasil. A região nordeste. segunda maior produtora de citros, é privilegiada por dispor das melhores condições para o desenvolvimento da cultura. Entretanto. existem poucos estudos relacionados à caracterização fenológica dos citros. A caracterização físico-química é outro fator de extrema importância, pois é através desses estudos que se definirá a época de maturação e a qualidade dos frutos. O objetivo desse trabalho foi avaliar o ciclo fenológico e a caracterização físico-quimica de espécies cítricas sobre dois porta-enxertos, em função do acúmulo de graus-dias nas condições do Submédio São Francisco. O experimento foi conduzido no Campo Experimental de Bebedouro e no laboratório de fisiologia pós colheita,pertencente à Embrapa Semiárido. Duas laranjeiras foram utilizadas: 'Rubi' e 'Pera D-12' e uma tangerineira 'Page, sobre dois porta-enxertos: limoeiro 'Cravo' e limoeiro 'Volkameriano '. irrigadas por gotejamento. Na primeira etapa foi feito o estudo fenológico em que o subperíodo (0-10) para a tangerineira 'Page nos porta-enxertos 'Cravo' e 'Volkarneriano ' foi de 183,32 dias e 181,24 dias, respectivamente. As laranjeiras opera D-12' e 'Rubi' sobre os porta-enxertos 'Cravo' e 'Volkameriano ' apresentaram 2.689,88 graus-dias e 2.624,75 graus-dias, respectivamente. Para a segunda etapa do trabalho foram estudadas as características físico-químicas em que as espécies cítricas avaliadas podem ser recomendadas para cultivo na região do Submédio do Vale do São Francisco.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManag
dc.subjectCitros
dc.titleExigências térmicas e caracterização físico-quíimica de espécies cítricas sobre dois porta-enxertos no Submédio São Francisco.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCitricultura
dc.subject.thesagroPlanta Porta-Enxerto
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroLaranja
dc.subject.thesagroTangerina
dc.subject.nalthesaurusCitrus
dc.subject.nalthesaurusPostharvest treatment
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada - Fruticultura) - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro. Orientada por Valtemir Gonçalves Ribeiro; coorientada por Débora Costa Bastos, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent266 f.
riaa.ainfo.id1098864
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionFÁDIA SAMARA SANTOS NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Exigencias-termicas-e-caracterizacao-2016.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace