Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098960
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELO, A. dos S. R. de
dc.date.accessioned2023-08-21T14:28:05Z-
dc.date.available2023-08-21T14:28:05Z-
dc.date.created2018-11-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098960-
dc.descriptionNa região do Vale Submédio São Francisco, o manejo inadequado do solo associado a uma drenagem restrita e a evapotranspiração elevada contribuem para a degradação dos solos principalmente pelo acumulo de sais que prejudicam a sustentabilidade de áreas irrigadas. Este trabalho tem como objetivo comparar a eficiência do gesso agrícola sólido e o gesso agrícola solubilizado na água de irrigação para correção da salinidade-sodicidade e sodicidade de solos afetados por sais nesta região, como uma alternativa para recuperação das áreas degradadas. No experimento, utilizou-se amostras de solos de 6 áreas provenientes dos perímetros irrigados localizados nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande no estado de Pernambuco. Foram feitos testes de lixiviação em colunas de PVC medindo 30 cm de altura com 10 cm de diâmetro, com três tratamentos 1- gesso sólido incorporado à amostra (T1), 2- água com gesso solubilizado (T2) e 3- lixiviação com água. Os resultados indicaram correção dos solos, porém sem apresentar diferenças significativas entre os tratamentos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGesso agrícola
dc.subjectManejo de solo
dc.subjectRecuperação de solo
dc.subjectVale Submédio São Francisco
dc.titleSolos salinizados em áreas irrigadas submetidos ao uso de condicionador de baixo impacto ambiental.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroImpacto Ambiental
dc.subject.thesagroMeio Ambiente
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroSalinidade
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroSolo Salino
dc.subject.nalthesaurusSoil
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientada por Maria do Socorro Bezerra de Araújo; Coorientada por Vanderlise Giongo, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent268 f.
riaa.ainfo.id1098960
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-21
dc.contributor.institutionANDREZA DOS SANTOS RODRIGUES DE MELO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Vanderlise-2017-Dissertacao.pdf4,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace