Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099114
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUZA, G. da S. e
GOMES, E. G.
ABREU, U. G. P. de
Additional Information: GERALDO DA SILVA E SOUZA, SIRE; ELIANE GONCALVES GOMES, SIRE; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
Title: Modelo de produção para a pecuária de corte brasileira com base em dados censitários: abordagens determinística e estocástica com hipótese de endogeneidade.
Publisher: Revista de Economia Agrícola, São Paulo, v. 63, n. 1, p. 21-34, 2016.
Language: pt_BR
Description: Ajustou-se um modelo de produção para a pecuária de corte brasileira a partir de informações do Censo Agropecuário de 2006 no nível municipal. Optou-se por um modelo de produção que considera a renda bruta da atividade como função de gastos com terra, com mão de obra, com insumos e taxa de lotação. Covariáveis de interesse são indicadoras dos biomas brasileiros, uma variável ambiental e presença da assistência técnica. Consideraram-se duas especificações: uma função de produção na família Cobb-Douglas e uma fronteira DEA em dois estágios com retornos variáveis. Encontrou-se evidência estatística em favor do modelo de fronteira estocástica com componentes endógenas. A influência da variável ambiental é neutra nesse modelo e a componente de assistência técnica implica, ceteris paribus, em efeito negativo para a produção, resultado provável da presença de imperfeições de mercado. Notaram-se diferenças significativas na resposta de produção esperada nos diferentes biomas. A relação é dominada pelo bioma Pantanal na função de produção.
Thesagro: Censo Agropecuário
Economia da Produção
Pecuária
NAL Thesaurus: Beef cattle
Production economics
Data Created: 2018-11-09
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rea216.pdf729,61 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace