Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099144
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1992
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, C. de L. T. de
FREITAS, J. de A. D. de
LUZ, L. R. Q. P. da
Additional Information: CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; JOSE DE ARIMATEIA DUARTE DE FREITAS, CNPAT; LUCIA RAQUEL QUEIROZ PEREIRA DA LUZ, CNPS.
Title: Características físico-hídricas de solos arenosos de tabuleiros litorâneos.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 9., 1991, Natal. Anais... Fortaleza: Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, 1992. v. 1, t. 2, p. 1069-1096.
Language: pt_BR
Description: A caracterização flsico-hidrica do solo fornece elementos básicos para o planejamento e manejo da irrigação, além de ser indispensável aos estudos de dinâmica da água e de nutrientes no solo. Estudaram-se as propriedades fisico-hidricas de dois solos arenosos situados no Municlpio de Parnaíba-PI (03005'S e 41047'W), dos quais se determinaram os seguintes parâmetros: granulometria, densidade do solo, curva de retenção, capacidade de campo, água disponível, condutividade hidráulica e taxa de drenagem profunda. A capacidade de campo média da camada O a 40 cm foi de 0,1456 e 0,1226 cm3.cm-3, respectivamente, para o latossolo amarelo e areia quartzosa. Os correspondentes potenciais matriciais, determinados no campo, foram -6,16 kpa para o primeiro solo e -5,13 kPa, para o segundo. A quantidade de água disponivel na camada O a 40 cm do latos solo foi 32 mm, dos quais 50% estavam em equilíbrio com potenciais acima de -40 kPa. Na mesma camada da areia quartzosa, estavam disponíveis 34 mm, sendo que 50% estavam em equilíbrio com potenciais acima de -20 kPa. Quatro dias apos cessada a infiltração, a taxa de drenagem profunda, na camada O a 40 cm, reduziu-se para valores próximos a -0,16 cm.dia-1, nos dois solos, em decorrência da queda acentuada da condutividade hidráulica saturada.
Thesagro: Retenção de Água no Solo
Condutividade Hidráulica
Solo Arenoso
Data Created: 2018-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicasfisico.pdf8,68 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace