Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHENRIQUES, G. S.
dc.contributor.authorCAMPELO, F. A.
dc.contributor.authorLACERDA, I. C. A.
dc.contributor.authorARAÚJO, R. L. B. de
dc.contributor.authorQUEIROZ, V. A. V.
dc.contributor.authorSIMEONE, M. L. F.
dc.date.accessioned2018-11-12T23:44:38Z-
dc.date.available2018-11-12T23:44:38Z-
dc.date.created2018-11-12
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., 2018, Belém, PA. O uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Belém, PA: SBCTA:UFPA, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099162-
dc.descriptionO sorgo é um cereal que apesar de ser pouco utilizado na alimentação humana, possui composição química similar à cereais de uso convencional como milho, trigo e arroz. É considerado fonte de minerais e compostos fenólicos, contribuindo positivamente para atividade antioxidante, sendo benéfico à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi caracterizar quimicamente sorgo dos genótipos BRS 332 e SC 319 (EMBRAPA Milho e Sorgo Sete Lagoas MG), determinar o teor de taninos, compostos fenólicos e atividade antioxidante por três metodologias distintas ABTS, FRAP e DPPH. Os resultados demonstraram que os sorgos apresentaram teor superior de carboidrato e similar de proteínas quando comparado com o milho e teor superior de fibras e lipídeos, comparando-se ao trigo. O genótipo que se destacou em relação ao teor de tanino (SC319), apresentou também maiores concentrações de compostos fenólicos e capacidade antioxidante mais elevadas, indicando um potencial funcional. Logo se pode concluir que os genótipos de sorgos têm potencialidade para substituir cereais tradicionais como trigo, arroz e milho e serem introduzidos na alimentação humana.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPotencial funcional
dc.titleCaracterização química e determinação da capacidade antioxidante de genótipos brasileiros de sorgo (Sorghum bicolor L.).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-11-12T23:44:38Zpt_BR
dc.subject.thesagroTanino
riaa.ainfo.id1099162
riaa.ainfo.lastupdate2018-11-12
dc.contributor.institutionGilberto Simeone Henriques, Universidade Federal de Minas Gerais; Flávia Assunção Campelo, Universidade Federal de Minas Gerais; Inayara Cristina Alves Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais; Raquel Linhares Bello de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacaoquimica1.pdf444.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace