Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099255
Título: Dinâmica da mudança de uso e cobertura da terra e adequação ambiental dos municípios de Bonito (MS) e Brotas (SP).
Autoria: RONQUIM, C. C.
RODRIGUES, C. A. G.
FONSECA, M. F.
PINTO, V. G. B.
Afiliação: CARLOS CESAR RONQUIM, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM; MARCELO FERNANDO FONSECA, CNPM; VICTOR GRANNIER BITTENCOURT PINTO, Estagiário CNPM.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 7., 2018, Jardim, MS. Anais... São José dos Campos: INPE; Campinas, SP: Embrapa, 2018.
Páginas: p. 481-490.
Conteúdo: Os municípios de Bonito, MS e Brotas, SP são dois principais destinos de ecoturismo do Brasil e caracterizam-se pela economia atrelada à agropecuária. Entretanto, com o desenvolvimento nas últimas décadas do turismo ecológico, que passou a ser outro setor gerador de recursos financeiros, a vegetação florestal nativa que protege os rios e outras paisagens naturais turísticas passou a ser valorizada. Nesse estudo avaliou-se no período de trinta anos (1988-2018) a mudança do uso e cobertura da terra (LUC) e as implicações da competição entre agropecuária e vegetação florestal nativa no espaço rural. Por meio de técnicas de geoprocessamento, fez se o mapeamento de uso e cobertura das terras em 1988, 2018 e delimitaram-se as Áreas de Preservação Permanente (APPs) das margens dos rios nos dois municípios. Tanto em Bonito quanto em Brotas as áreas de floresta nativa aumentaram. Em Bonito essas áreas representam atualmente cerca de 50% do município ante 40% em 1988. A paisagem florestal é entremeada por áreas de pastagens, soja e milho que completam os outros 50%. Foram identificados 16.877,1 ha de APP, sendo que 2.423,8 ha devem ser recompostos. Em Brotas as florestas nativas tiveram um aumento tímido no período e atualmente ocupam somente cerca de 20% da paisagem que é formada principalmente pelas culturas agroindustriais da cana-de-açúcar, eucalipto e citros que competem por espaço entre si e avançam a cada ano sobre as áreas de pastagens. Em Brotas 1.187 ha de APP deverão ser recuperados nas margens dos rios.
Palavras-chave: Agropecuária
Área de preservação permanente
Florestas nativas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4984.pdf427 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace