Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099259
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANTUNES, J. F. G.
ESQUERDO, J. C. D. M.
COUTINHO, A. C.
SANTOS, J. L. dos
PARIZZI, T. N. T.
BERTOLO, L. S.
Additional Information: JOAO FRANCISCO GONCALVES ANTUNES, CNPTIA; JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPTIA; JOÃO LUÍS DOS SANTOS, Funcate; TALITA NOGUEIRA TERRA PARIZZI, Funcate; LÍDIA SANCHES BERTOLO, Funcate.
Title: Análise das mudanças do uso e cobertura da terra no município de Barra do Bugres no Mato Grosso utilizando a geo-solução TerraClass Amazônia.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 7., 2018. Jardim. Anais... São José dos Campos: INPE, 2018.
Pages: p. 740-749.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2018.
Keywords: Bacia do Alto Paraguai
Mapeamento
Sistema de informações geográficas
Diagrama de Sankey
Gestão territorial
Alto Paraguay Basin
Mapping
Sankey diagram
Description: Resumo. A Bacia do Alto Paraguai (BAP) que inclui o Pantanal é um ecossistema de importância estratégica para o Brasil. A planície do Pantanal é bem conservada, mas o planalto tem sofrido o impacto das atividades antrópicas sobre os recursos naturais. O estado do Mato Grosso passou por uma rápida conversão da cobertura vegetal nas últimas décadas. Por isso é importante investigar a mudança de uso e cobertura da terra para definir estratégias que estimulem a conservação ambiental e o desenvolvimento regional. A região mato-grossense da BAP é contemplada pelos mapeamentos do Projeto TerraClass que oferece dados oficiais para o monitoramento do uso e cobertura da terra na porção desmatada da Amazônia Legal. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar, quantificar e analisar as mudanças do uso e cobertura da terra no município de Barra do Bugres, localizado no sudoeste matogrossense, utilizando a geo-solução TerraClass Amazônia. A classe temática que mais se expandiu entre 2004 e 2014 foi a Cultura Agrícola Semiperene da cana-de-açúcar, de 448,39 km2 para 568,40 km2, representando um crescimento de 26,76%, onde 124,57 km2 foram provenientes da Pastagem Cultivada Herbácea de 2004. A classe temática Pastagem Cultivada Arbustiva apresentou uma retração expressiva, com um decréscimo de 18,79%, de 499,89 km2 para 406,00 km2, dos quais 226,39 km2 foram para a Pastagem Cultivada Herbácea em 2014. Os resultados mostraram o potencial de análise proporcionado pela versão preliminar da geo-solução TerraClass Amazônia no apoio à gestão territorial.
NAL Thesaurus: Geographic information systems
Land management
Data Created: 2018-11-13
ISBN: 978-85-17-00094-2
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLAnaliseAntunesetalGeopantanal.pdf599,35 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace