Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099262
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ESQUERDO, J. C. D. M.
ANTUNES, J. F. G.
COUTINHO, A. C.
SANTOS, J. L. dos
PARIZZI, T. N. T.
BERTOLO, L. S.
Additional Information: JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; JOAO FRANCISCO GONCALVES ANTUNES, CNPTIA; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPTIA; JOÃO LUÍS DOS SANTOS, Funcate; TALITA NOGUEIRA TERRA PARIZZI, Funcate; LÍDIA SANCHES BERTOLO, Funcate.
Title: Avaliação da dinâmica de uso e cobertura da terra em municípios da BAP a partir da plataforma Web dos dados TerraClass Amazônia.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 7., 2018. Jardim. Anais... São José dos Campos: INPE, 2018.
Pages: p. 705-713.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2018.
Keywords: Web-GIS
Sistemas de informações geográficas
Mapeamento
Gestão territorial
Diagrama de Sankey
Mapping
Sankey diagram
Description: Resumo. A Bacia do Alto Paraguai (BAP) tem grande importância ecológica para o Brasil, uma vez que abriga o Pantanal, uma das maiores planícies inundáveis do mundo. O monitoramento do uso e cobertura da terra é estratégico não só na planície da BAP como também em seu planalto, uma vez que as cheias do Pantanal são influenciadas pelo seu entorno. Parte do território da BAP na porção mato-grossense é contemplada pelos mapeamentos do Projeto TerraClass e, desta forma, a dinâmica de uso e cobertura da terra nessas localidades pode ser avaliada por meio desses dados oficiais. O objetivo deste estudo foi analisar a dinâmica do uso e cobertura da terra em dois municípios do estado de Mato Grosso a partir das ferramentas geoespaciais disponibilizadas por um WebGIS, com base nos dados do Projeto TerraClass Amazônia. Os resultados mostraram que em Denise-MT, entre os anos de 2004 e 2014, houve aumento significativo das áreas de Cultura Agrícola Semiperene, cuja maior parte foi proveniente das áreas de Pastagem Cultivada Herbácea. Em Santo Afonso-MT, a classe de maior crescimento foi a de Culturas Agrícolas Temporárias, cuja maior parte foi proveniente da conversão entre pastagem e agricultura anual. Os resultados demonstram o potencial das ferramentas presentes na versão preliminar do WebGIS TerraClass Amazônia no suporte à gestão territorial, sobretudo o Diagrama de Sankey, uma representação gráfica que permite avaliar os fluxos de transição entre classes temáticas ao longo dos anos.
NAL Thesaurus: Geographic information systems
Land management
Data Created: 2018-11-13
ISBN: 978-85-17-00094-2
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLAvaliacaoEsquerdoetalGeopantanal.pdf697,35 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace