Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099263
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, E. R. dos S. da
SILVA, A.
SILVA, B. L. de P.
BERGIER, I.
MCGLUE, M. M.
Additional Information: EDSON RODRIGO DOS SANTOS DA SILVA, UFMS; AGUINALDO SILVA, UFMS; BEATRIZ LIMA DE PAULA SILVA, UFMS; IVAN BERGIER TAVARES DE LIMA, CPAP; MICHAEL M. MCGLUE, University of Kentucky.
Title: Emprego das Geotecnologias no mapeamento de processos de inundação no megaleque do rio Taquari, Pantanal Mato-grossense.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 7., 2018. Jardim. Anais... São José dos Campos: INPE, 2018.
Pages: p. 859-869.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2018.
Keywords: Rio Taquari
Megaleque aluvial.
Description: O Pantanal é uma bacia sedimentar tectonicamente ativa, formada durante a reativação tectônica responsável pela orogênese andina durante o Pleistoceno. O preenchimento da bacia é constituído por um complexo trato deposicional, coexistindo sistemas de leques aluviais, planícies fluviais e sistemas lacustres, principalmente no oeste da bacia. O leques aluviais representam uma das feições geomorfológicas mais notáveis do Pantanal, principalmente o megaleque do rio Taquari, formado durante o clima semi-árido no final do Pleistoceno. Neste megaleque, processos sedimentares atuais, estão gradativamente modificando as paisagens herdadas do Pleistoceno, e modificações no canal do rio Taquari tem sido significativas, palco de espetaculares transformações nas últimas duas décadas, numa dinâmica sedimentar em parte acelerada pela ação antrópica. Assim, o Taquari, outrora importante via navegável no Pantanal, é hoje pouco profundo com muitas barras centrais e de pontais. Processos de rompimento de diques marginais (crevasse), popularmente conhecidos como arrombados, e avulsão tornaram-se frequentes, causando mudanças no posicionamento do lobo distributário e inundações permanentes de áreas antes raramente inundáveis, impactando e gerando perplexidade em ribeirinhos e pecuaristas locais. Assim, o presente trabalho objetiva mapear os processos de inundação no lobo distributário do rio Taquari entre 1996 e 2017,decorrente de avulsão a partir do arrombado do Caronal. Para tal foram utilizadas técnicas de geoprocessamento para realização de mapeamento do uso e ocupação da Terra, procurando quantificar as áreas inundadas em 1996 e 2017. Percebeu-se a mudança do lobo distributário a partir do arrombado do Caronal, inundando permanentemente áreas anteriormente ocupadas com a pastagens e vegetação campestre.
Thesagro: Rio.
Inundação
NAL Thesaurus: Rivers.
Floods
Data Created: 2018-11-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p124.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace