Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, A. F. da
dc.contributor.authorIKEDA, F. S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. R. de
dc.contributor.authorGUIMARAES, L. J. M.
dc.contributor.authorPIMENTEL, M. A. G.
dc.contributor.authorPITTA, R. M.
dc.contributor.authorTRINDADE, R. dos S.
dc.contributor.authorMENDES, S. M.
dc.date.accessioned2018-11-15T23:35:36Z-
dc.date.available2018-11-15T23:35:36Z-
dc.date.created2018-11-14
dc.date.issued2018
dc.identifier.citation[Cuiabá]: Aprosoja, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099404-
dc.descriptionO Circuito Tecnológico - Etapa Milho trata-se de um evento organizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (APROSOJA-MT) e EMBRAPA, com apoio do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (IMEA) e em parceria com agentes patrocinadores. O evento encontra-se na sua quinta edição. A expedição foi formada por 7 equipes que percorreram lavouras nas regiões norte, sul, leste e oeste do Estado de Mato Grosso, no período de 23 a 27 de abril, objetivando levantar informações e acompanhar a situação das lavouras de milho safrinha, no ano de 2018. As equipes percorreram 36 municípios previamente definidos e visitaram propriedades de maneira aleatória no trajeto para a coleta das amostras e aplicação de questionários quantitativos relacionados a condução das lavouras. De acordo com a metodologia proposta pela pesquisa, o estado do Mato Grosso foi dividido em quatro regiões (norte, sul, leste e oeste). Enquadraram-se como pertencentes a região Norte: Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Vera, Feliz Natal; Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Marcelândia, Nova Santa Helena, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo; Sul: Jaciara, Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças, Itiquira, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste; Oeste: Diamantino, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Campos de Júlio; Leste: Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Querência. Questionários foram aplicados a produtores, gestores e/ou colaboradores das propriedades presentes no local. Em cada parada, também foram realizadas avaliações visuais que indicavam a qualidade das lavouras, tais como: incidências de doenças, nível de danos ocasionados por pragas, controle de plantas daninhas, cobertura do solo e potencial produtivo das lavouras. A realização dessas avaliações visuais foi realizada no interior das lavouras de milho, a aproximadamente, 25 metros da borda. Todos os pontos de amostragem foram georreferenciados. Cabe ressaltar que o critério para seleção das propriedades a ser avaliada em cada rota foi a presença de lavoura de milho. Ao total foi realizada a amostragem em 219 propriedades. As informações apresentadas a seguir tratam da percepção da situação das lavouras do Estado. Posteriormente, mediante a análise dos dados, relatórios serão disponibilizados aos produtores através de notas técnicas publicadas nas páginas da APROSOJA-MT e Embrapa.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleNota técnica sobre Circuito Tecnológico Milho 2018: panorama do milho safrinha no Estado de Mato Grosso - safra 2017/2018.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2019-02-13T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroLavoura
dc.subject.thesagroPratica Cultural
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.format.extent29 p.
riaa.ainfo.id1099404
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-13 -02:00:00
dc.contributor.institutionALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, CNPMS; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; RAFAEL MAJOR PITTA, CPAMT; ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS.
Aparece nas coleções:Nota Técnica/Nota científica (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CircuitoTecnologicoMilho2018.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace