Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100247
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ARAUJO, J. L. P.
CORREIA, R. C.
BRANDAO, W. N.
MOREIRA, J. N.
Additional Information: JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA; WELITON NEVES BRANDAO, CPATSA; JOSE NILTON MOREIRA, CPATSA.
Title: Impactos socioeconômicos de tecnologias de baixo custo em unidade produtiva familiar na comunidade rural Ponta da Serra, no território do Lago de Sobradinho, BA.
Publisher: Revista Sodebras, v. 13, n. 145, p. 125-129, jan. 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Lago de Sobradingo
Tecnologia de baixo custo
Renda Agrícola
Comunidade rural Ponta da Serra
Impacto socioeconomico
Rebanho bovino
Description: O objetivo desse estudo foi avaliar os impactos socioeconômicos da introdução de tecnologias de baixo custo em unidade produtiva familiar da comunidade rural Ponta da Serra, localizada em Remanso-BA, no território do Lago de Sobradinho. Na propriedade familiar denominada Garajau, foi instalado pela Embrapa um Campo de Aprendizagem Tecnológica (CAT), onde foram avaliadas durante o período de 2012 a 2017, tecnologias relacionadas à condução racional do rebanho bovino. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio de diagnósticos envolvendo os aspectos agrários e agrícolas dessa unidade produtiva e foram analisados de forma qualitativa e quantitativa no procedimento de comparatividade entre os sistemas produtivos tradicionalmente utilizados e os recomendados pela pesquisa. O grupo de tecnologias implantadas no CAT para dar maior suporte alimentar ao rebanho, foram: implantação de gliricidia, leucina e sorgo. Os resultados da pesquisa apontaram que as tecnologias introduzidas provocaram notáveis impactos sociais e econômicos positivos, proporcionando expressivo aumento da renda agrícola na propriedade familiar e a consequente melhoria no padrão de vida do produtor e de sua família.
Thesagro: Agricultura Familiar
Bovino
Sistema de Produção
Renda Familiar
Economia Agrícola
Data Created: 2018-11-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lincoln.1.pdf958,17 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace