Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100616
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, I. J. A. de
KIRSCHNIK, P. G.
LIMA, L. K. F. de
CHICRALA, P. C. M. S.
Additional Information: ILLYS JANES ALVES DE SOUSA, CATÓLICA DO TOCANTINS; PETER GABERZ KIRSCHNIK, CATÓLICA DO TOCANTINS; LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; PATRICIA COSTA M SOARES CHICRALA, CNPASA.
Title: Avaliação dos parâmetros de qualidade de carne em pirarucus submetidos à termonarcose e à concussão cerebral.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO DA CATÓLICA DO TOCANTINS, 5., 2015, Palmas. Anais. Palmas: Ubec, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Insensibilização
Description: Este projeto propôs avaliar a influência de duas metodologias de insensibilização para o abate de pirarucus, sobre os parâmetros de qualidade da carne armazenada em gelo por 24 horas. Avaliaram-se as metodologias de insensibilização: G1 (com insensibilização por concussão cerebral) e G2 (insensibilização por termonarcose), objetivando estabelecer uma correlação entre os indicadores de qualidade da carne de pirarucus para determinar a melhor técnica de insensibilização para essa espécie. Para cada grupo experimental, foram realizadas avaliações do rigor mortis, pH muscular e composição. Na insensibilização G1, o índice de rigor mortis se manteve elevado por um período maior de tempo, quando comparado o outro método. Os valores de pH mostraram-se semelhantes em todos os grupos experimentais ao longo da avaliação. Os métodos de insensibilização não apresentaram alterações na composição da carne. Os dois métodos de insensibilização para o abate utilizados neste trabalho são eficientes para o abate de pirarucu, sendo a concussão cerebral ligeiramente mais eficiente comparada ao método por termonarcose, proporcionando uma melhor qualidade da carne.
Thesagro: Peixe
Pirarucu
Abate
Qualidade
NAL Thesaurus: Fish
Rigor mortis
Year: 2018-12-04
ISBN: 978-85-65147-03-3
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASA2018lkfl.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace