Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101049
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BERNARDI, A. C. de C.
BUENO, J. O. de A.
LAURENTI, N.
SANTOS, K. E. L.
ALVES, T. C.
Additional Information: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; J. O. de A. Bueno, UFSCar; N. Laurenti, UNICEP; K. E. L. Santos, ATVOS; TERESA CRISTINA ALVES, CPPSE.
Title: Efeito da calagem e fertilizantes aplicados à taxa variável nos atributos químicos do solo e custos de produção de pastagem de capim Tanzânia manejadas intensivamente.
Publisher: Brazilian Journal of Biosystems Engineering, v.12, n.4, p.368-382, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Capim Tanzânia
Taxa variável
Description: O conhecimento da variabilidade espacial das propriedades do solo é útil para o uso racional dos insumos, como na aplicação localizada de calcário e fertilizantes. O manejo intensivo de pastagens integra várias tecnologias como correção do solo e adubação, irrigação e pastejo rotacionado. O uso de calcário e o fertilizante são fatores-chave para a intensificação do manejo de pastagens, a agricultura de precisão (PA) é a ferramenta para melhorar a eficiência do uso destes insumos. O objetivo deste trabalho foi mapear e avaliar a variabilidade espacial das propriedades do solo após calagem e aplicação de fertilizante fosfatado e o custo de produção de uma pastagem manejada intensivamente. O estudo de campo foi realizado em uma área de 1,7 ha de pastagem de capim Tanzânia irrigado em São Carlos, SP. Na safra seguinte, após a correção do solo com calcário e adubação com fósforo e potássio utilizando a tecnologia da taxa variável de aplicação, amostras de solo foram coletadas a 0-0,2 m de profundidade, e cada amostra representou um piquete. A variabilidade espacial das propriedades do solo e das necessidades específicas de calcário e fertilizantes foram modeladas utilizando-se semivariogramas. A variabilidade espacial das propriedades do solo e a necessidade de calagem e adubação foram modeladas por semi-variogramas, e os dados interpolados. Os resultados mostraram que a tecnologia de aplicação em taxa variável de calcário e superfosfato simples proporcionaram aumentos dos valores do pH, P, Ca, Mg e a V%. A tecnologia da aplicação de insumos à taxa variável pode ser utilizada como ferramenta de correção e adubação do solo levando à maior homogeneidade dos atributos químicos do solo, e também na redução do custo de produção.
Thesagro: Fertilidade do Solo
NAL Thesaurus: Megathyrsus maximus
Data Created: 2018-12-10
ISSN: 2359-6724
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitoCalagemFertilizantes.pdf389,21 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace