Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101226
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorEULER, A. M. C.
dc.contributor.authorAMORIM, J.
dc.contributor.authorGUABIRABA, I.
dc.date.accessioned2018-12-12T00:08:11Z-
dc.date.available2018-12-12T00:08:11Z-
dc.date.created2018-12-11
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationCadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul. 2018. Suplemento.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101226-
dc.descriptionNa foz do rio Amazonas, a doze horas de barco da cidade de Macapá, habitam comunidades tradicionais que vivem do extrativismo da pesca e do açaí como principais atividades econômicas, e da agricultura familiar como principal estratégia de segurança alimentar. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico participativo para construção do conhecimento sobre o sistema de produção agrícola tradicional da comunidade Arraiol do Bailique, com o propósito de promover a valorização e conservação do modo de vida dessas populações tradicionais. Os Resultados apontam uma rica agrobiodiversidade (156 espécies), formando um mosaico de paisagens que integra quintais, roçados, sistemas agroflorestais, manejo florestal e floresta nativa. Conclui-se as famílias tem garantida sua segurança e soberania alimentar, e contribuem para a conservação da biodiversidade local, mas enfrentam enormes desafios de comercialização e acesso a políticas públicas básicas.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunidade tradicional
dc.subjectDiagnóstico participativo
dc.titleDiagnóstico socioeconômico e do sistema de agricultura tradicional praticado na comunidade Arraiol do Bailique (Amapá).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-12-12T00:08:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroSegurança Alimentar
dc.subject.thesagroPesca
dc.subject.thesagroAçaí
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.description.notesEdição dos Resumos do VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o bem viver: anais. Brasília, DF: Associação Brasileira de Agroecologia, 2017.
riaa.ainfo.id1101226
riaa.ainfo.lastupdate2018-12-11
dc.contributor.institutionANA MARGARIDA CASTRO EULER, CPAF-AP
dc.contributor.institutionJEAN AMORIM, Consultorpt_BR
dc.contributor.institutionISABELLY GUABIRABA, Ueap.pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CPAFAP2018Diagnosticosocioeconomicoedosistemadeagricuturatradicional.pdf596.64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace