Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101238
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BONOW, J. F. L.
LAMEGO, F. P.
ANDRES, A.
AVILA, L. A.
TELÓ, G. M.
EGEWARTH, K.
Additional Information: J. F. L. BONOW, UFPEL; FABIANE PINTO LAMEGO, CPPSUL; ANDRE ANDRES, CPACT; L. A. AVILA, UFPEL; G. M. TELÓ, Louisiana State University; K. EGEWARTH, UFPEL.
Title: Resistance of Echinochloa crusgalli var. mitis to imazapyr+imazapic herbicide and alternative control in irrigated rice
Publisher: Planta Daninha, v. 36, e018168627, May 2018.
Language: en
Description: A introdução do sistema Clearfield® de produção de arroz irrigado proporcionou estratégia eficaz no controle seletivo de plantas daninhas. No entanto, a pressão de seleção causada pelo uso contínuo de herbicidas como imazapyr+imazapic, pertencente ao grupo químico das imidazolinonas, sem o adequado manejo integrado de plantas daninhas, tem favorecido a seleção de acessos de plantas daninhas resistentes. Os objetivos deste trabalho foram confirmar a resistência aos inibidores da ALS em acessos de E. crusgalli var.mitis coletados em lavouras do RS e avaliar o controle desses acessos com herbicidas alternativos registrados para o controle da espécie daninha na cultura do arroz irrigado. Foram conduzidos três experimentos em casa de vegetação, utilizando-se sementes provenientes de plantas que sobreviveram à aplicação do herbicida imazapyr+imazapic, coletadas em lavouras com escapes suspeitos de resistência, em regiões produtoras de arroz irrigado. Para o estudo de curva de dose-resposta, foram selecionados três biótipos resistentes (ECH1 - Pelotas/RS, ECH27 - Arroio Grande/RS e ECH38 - Rio Grande/RS) e dois suscetíveis (ECH14 - Pelotas/RS e ECH44 - Rio Grande/RS) (fator A) e 11 doses do herbicida imazapyr+imazapic (fator B). Os resultados indicam que os acessos resistentes de capim-arroz apresentam elevado fator de resistência ao imazapyr+imazapic. Os herbicidas inibidores da ALS como imazethapyr+imazapic, bispyribac-sodium e penoxsulam, não controlaram os acessos resistentes também. O manejo integrado de plantas daninhas deveria ser adotado e mecanismos de ação alternativos como inibidores da ACCAse (cyhalofop-butyl, profoxydim e clethodim) e da EPSPS (glyphosate) ainda são eficientes em controlar acessos de capim-arroz resistentes a ALS.
Thesagro: Herbicida
Controle Químico
Capim Arroz
Data Created: 2018-12-12
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01008358PD36e0181686271.pdf779,95 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace