Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101586
Título: Modificações fisiológicas, bioquímicas e morfológicas em sementes híbridas de melão em diferentes estádios de maturação.
Autoria: CASSIANO, C. V.
Afiliação: CRISTIANO VASCONCELOS CASSIANO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Ano de publicação: 2018
Referência: 2018.
Páginas: 108 f.
Conteúdo: O momento ideal da colheita do melão e a maturidade fisiológica estão fortemente relacionados, propiciando a preservação da qualidade fisiológica da semente após a colheita. Sendo assim, a obtenção de lotes de sementes com elevada qualidade está relacionada com a identificação precisa do momento ideal da colheita, e isto corresponde à época em que a maturidade fisiológica é atingida, coincidindo também com o momento de máximo acúmulo de massa seca, elevado vigor e alta germinabilidade. Quase sempre, as espécies que possuem sementes contidas em frutos carnosos, o ponto máximo de germinação e vigor ocorrem quando as sementes atingem a maturidade fisiológica. Deste momento em diante a germinação e vigor usualmente decrescem. No entanto, não existe um consenso no entendimento da qualidade máxima das sementes durante seu desenvolvimento. A colheita antecipada dos frutos antes das sementes atingirem o ponto de maturidade fisiológica pode ser uma alternativa para os produtores de sementes que cultivam espécies do gênero Cucumis, família Cucurbitaceae. Na situação descrita, o armazenamento dos frutos favorece a totalização do processo de maturação das sementes. O presente trabalho pretendeu identificar a época de maturação dos frutos de melão amarelo, cultivar Anton, produzidos em sistema de cultivo protegido para definir a melhor época para a obtenção de sementes com maior qualidade fisiológica, por meio de alterações enzimáticas e análise de imagens ? por meio de raios-X e SVIS ? sementes e frutos colhidos em diferentes estádios de maturação e submetidos ou não ao armazenamento. Considerando que o desenvolvimento de sementes com alta qualidade fisiológica e sanitária ocorre com o incremento de tecnologias de produção, este trabalho avaliou diferentes tecnologias para produção de sementes de alta qualidade fisiológica e sanitária de melão em cultivo protegido, buscando um maior entendimento sobre a formação, desenvolvimento e produção das sementes. Conclui-se que as sementes extraídas dos frutos de 60 Dias Após a Antese (DAA) armazenados por 15 dias apresentaram melhores resultados quando comparadas as demais épocas, destacando-se que para a avaliação de matéria seca, peso de 100 sementes, germinação e vigor, primeira contagem, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas, as atividades de SOD e CAT, bem como o número de sementes cheias e plântulas normais, além de uniformidade, crescimento das plantas também evidenciaram um melhor resultado aos 60 DAA armazenados por 15 dias.
Thesagro: Melão
Semente
Fisiologia Vegetal
Notas: (Mestrado em Agronomia). Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Universidade de Brasília. Brasília, DF. Orientador: Warley Marcos Nascimento, CNPH. Participação na banca examinadora, Alexandre Augusto de Morais, CNPH.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-CristianoVasconcelosCassiano.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace