Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPIMENTA, M. de P.
dc.contributor.authorEITERER, L. P.
dc.contributor.authorSILVA, I. S.
dc.contributor.authorFONSECA, J. G.
dc.contributor.authorMITTELMANN, A.
dc.contributor.authorSILVA, J. C. da
dc.contributor.authorPASSOS, L. P.
dc.date.accessioned2025-05-28T10:57:45Z-
dc.date.available2025-05-28T10:57:45Z-
dc.date.created2018-12-17
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 21., 2018, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101634-
dc.descriptionOs esforços para o melhoramento genético do azevém anual (Lolium multiflorum) têm recentemente buscado o desenvolvimento de genótipos com melhor adaptação ao ambiente de cultivo. A fim de subsidiar a seleção de materiais que otimizem o uso de recursos hídricos, este trabalho avaliou o desempenho fisiológico dos genótipos de azevém anual F25 e F33 (famílias de meios-irmãos) submetidos ao estresse osmótico induzido pela adição de polietileno glicol de massa molecular 8.000 (PEG 8000) ao substrato de crescimento. Foram avaliados os seguintes tratamentos (g PEG 8000.L-1 solução nutritiva de Hoagland em1/2 força): 0 (testemunha), 100 e 200, correspondendo, respectivamente, aos potencias osmóticos de -0,08, -0,15 e -0,51 MPa. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com oito repetições e 10 plantas/parcela, em esquema fatorial 3 (níveis de PEG) x 2 (genótipos). Após 30 dias de crescimento, as plântulas foram colhidas e avaliadas quanto aos indicadores fisiológicos (teor de clorofila, comprimento médio das folhas, relação área foliar/comprimento da parte aérea, número de folhas, pesos secos de folhas e total e teor de matéria seca da raiz). Os resultados demonstraram que os dois genótipos apresentam comportamentos semelhantes em relação à testemunha, sendo sensíveis aos níveis de estresse osmótico estudados. O genótipo F33 respondeu de maneira mais eficiente ao acúmulo de matéria seca na raiz quando comparado ao genótipo F25. Conclui-se que os genótipos estudados são sensíveis à níveis moderados de estresse hídrico, sendo que o genótipo F33 apresenta melhor desempenho no acúmulo de matéria seca na raiz ao nível de -0,15 MPa.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 226).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstresse osmótico
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectPEG 8000
dc.titleDesempenho fisiológico de dois genótipos de azevém anual submetidos ao estresse osmótico.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLolium Multiflorum
riaa.ainfo.id1101634
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-28
dc.contributor.institutionMARIA DE PAULA PIMENTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; LUCAS PRUDÊNCIO EITERER, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; ISIS SOARES E SILVA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS; JEMIMA GONÇALVES DA FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; JÚLIO CÉSAR JOSÉ DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LEONIDAS PAIXAO PASSOS, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-fisiologico-de-dois-genotipos-de-azevem.pdf105.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace