Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101838
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEREIRA, B. da S. G.
dc.date.accessioned2018-12-19T23:43:25Z-
dc.date.available2018-12-19T23:43:25Z-
dc.date.created2018-12-18
dc.date.issued2018
dc.identifier.citation2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101838-
dc.descriptionAs hortaliças não-convencionais são plantas alimentícias que apresentam elevado valor nutricional, embora ainda pouco estudadas e desconhecidas por grande parte da população. O incentivo ao consumo de hortaliças não-convencionais resulta em dietas mais saudáveis, prevenção de doenças e melhor qualidade de vida, atendendo inclusive as classes mais carentes da sociedade devido ao seu baixo custo de aquisição. Considerando a deficiência do mercado brasileiro em manter a qualidade dos produtos hortícolas atribuído aos altos índices de perdas pós-colheita, principalmente as hortaliças folhosas, busca-se encontrar melhores alternativas de armazenamento e conservação de alimentos na pós-colheita. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de vida útil e qualidade pós-colheita da hortaliça não-convencional, Pereskia aculeata, conhecida como ora-pro-nóbis, acondicionando-se as folhas em sacos de polipropileno (PP), bandejas de poliestireno expandido revestidas com filme plástico (EPS + Filme) e bandejas de politereftalato de etileno (PET) à temperatura de 5°C e UR de 90% durante 9 dias de armazenamento. Foram realizadas análises físicas e químicas, onde as embalagens do tipo bandejas EPS + filme apresentaram menor perda de massa das folhas e as bandejas PET mantiveram os teores de clorofilas totais das folhas. Para os atributos de cor L*, C* e °H as folhas acondicionadas nos três tipos de embalagem não apresentaram diferença significativa ao longo do tempo de armazenamento, além das análises de clorofila a e b, perfil de carotenóides, pH, ATT, SST, compostos fenólicos e atividade antioxidante. Conclui-se que nas três embalagens testadas houve manutenção dos atributos de qualidade das folhas de ora-pro-nó nóbis até o 9° dia de armazenamento onde as folhas se mostraram fonte de pigmentos carotenóides.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOra-pro-nóbis
dc.subjectHortaliças não-convencionais
dc.subjectAtributos de qualidade
dc.titleConservação pós-colheita de folhas de Pereskia aculeata (Ora-pro-nóbis) em diferentes tipos de embalagens.
dc.typeTeses
dc.date.updated2018-12-19T23:43:25Zpt_BR
dc.subject.thesagroArmazenamento de Alimento
dc.subject.thesagroTecnologia de Alimento
dc.subject.thesagroHortaliça Folhosa
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.nalthesaurusStorage
dc.subject.nalthesaurusFood quality
dc.subject.nalthesaurusFood technology
dc.subject.nalthesaurusVegetable harvesters
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. Orientadora: Regina Celi Cavestré Coneglian (UFRRJ), Coorientador: Marcos José de Oliveira Fonseca (CTAA).
dc.format.extent255 f.
riaa.ainfo.id1101838
riaa.ainfo.lastupdate2021-02-18 -02:00:00
dc.contributor.institutionBruna da Silva Gomes Pereira, UFRRJ.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DissertacaoOrapronobisBrunaPereira.pdf4.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace