Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102192
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, J. R. da
SANTOS, W. dos
MORAES, M. L. T. de
SHIMIZU, J. Y.
SOUSA, V. A. de
AGUIAR, A. V. de
Additional Information: Janaina Rodrigues da Silva, UNESP; Wanderley dos Santos, UNESP; Mario Luiz Teixeira de Moraes, UNESP; Jarbas Yukio Shimizu, Pesquisador aposentado da Embrapa Florestas; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Title: Seleção de procedências e progênies de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze para produção de madeira e pinhão.
Publisher: Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 46, n. 120, dez. 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Caracteres quantitativos
Ganho genético por seleção
Quantitative trait
Genetic gain
Description: Foi efetuada a caracterização genética e estimado o ganho genético com a seleção em um teste de procedências e progênies de Araucaria angustifolia visando a produção de madeira e sementes. O teste foi estabelecido em 1980 em Colombo-PR, no delineamento de blocos de famílias compactadas, no espaçamento de 3,0 x 2,0 m, com duas repetições, 12 procedências, 110 progênies e dez plantas por parcela. Os caracteres avaliados foram: DAP (diâmetro a altura do peito), ALT (altura total), VOL (volume cilíndrico), DMC (diâmetro médio de copa), ESP (espessura da casca) e os caracteres de produção de sementes (pinhão). As estimativas dos parâmetros genéticos e o ganho por seleção foram estimados com base no método REML/BLUP. Foi detectada variação genética significativa entre procedências para ALT, VOL, DMC e ESP e entre progênies para VOL. O coeficiente de variação genética individual () foi alto para DAP e VOL (? 10,2 %) e a herdabilidade individual no sentido restrito () variou de baixa (0,03) para DMC a alta magnitude (0,60) para VOL. A estratégia de seleção de menor intensidade (38 %) com base no DAP aos 32 anos foi considerada a mais recomendada, por manter o maior nível de diversidade genética (7,6 %) e tamanho efetivo populacional (55). As procedências de Irati-PR e Itapeva-SP devem ser priorizadas nos próximos ciclos de melhoramento da espécie por apresentarem melhor desempenho em crescimento.
Thesagro: Araucária Angustifólia
Pinheiro do Paraná
Espécie Nativa
NAL Thesaurus: Genetic improvement
Data Created: 2018-12-20
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AnandaSFSelecao.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace