Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102255
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, F. F. S. da
OLIVEIRA, G. M. de
PELACANI, C. R.
TAURA, T. A.
DANTAS, B. F.
Additional Information: FABRÍCIO FRANCISCO SANTOS DA SILVA; GILMARA MOREIRA DE OLIVEIRA; CLAUDINÉIA REGINA PELACANI; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Title: Árvores matrizes de Myracrodruon urundeuva em área de coleta de sementes.
Publisher: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 3., 2018, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2018.
Pages: P. 123-129.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 284).
Language: pt_BR
Keywords: Aroeira-do-sertão
Sementes florestais
Planta da Caatinga
Description: Todo o processo produtivo, desde a coleta até a comercialização de sementes florestais, envolve diversos trâmites burocráticos que garantem, de certa forma, a qualidade do material a ser comercializado. A marcação prévia de plantas matrizes economizaria tempo, principalmente para o pequeno produtor que detém algum remanescente de área florestal em sua propriedade. Objetivou--se com este estudo apresentar uma lista de plantas matrizes de Myracrodruon urundeuva possibilitando a coleta de sementes de forma rápida e eficiente. Foram marcadas 36 plantas matrizes de M. urundeuva entre os anos de 2015 e 2016. De cada planta, foram coletados dados dendrométricos, coordenadas geográficas e tipo de solo. As plantas marcadas pertencem a três biomas: Caatinga, Cerrado e Pantanal. A altura das plantas variou entre 5 m e 23,3 m. Foram categorizados quatro tipos de solos. As árvores matrizes marcadas na Caatinga apresentaram menor altura total (11 m) em relação às árvores do Pantanal (18 m) e do Cerrado (23 m). Os componentes principais demonstraram que a maior altura da planta está correlacionada com o tipo de solo e a região de estudo. Este trabalho serve de base para futuros estudos de campo de M. urundeuva e poderá ser utilizado em excursões de coleta de sementes desta espécie.
Thesagro: Myracrodruon Urundeuva
Caatinga
Semente
Data Created: 2018-12-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabricio.pdf239,51 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace