Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102614
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: MARTINS, D. C.
Additional Information: Dailiene Costa Martins.
Title: Avaliação de sistemas integrados: iLP e iLPF.
Publisher: Dissertação (Mestrado Programa de pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.
Pages: 53 f.
Language: pt_BR
Notes: Orientador: Severino Delmar Junqueira Villela Coorientador: Roberto Giolo de Almeida - Pesquisador da Embrapa Gado de Corte - Matrícula 327393.
Keywords: Integração lavoura-pecuária-floresta
Piatã-grass
Crop-livestock integration
Crop-livestock-forest integration
Description: Os sistemas de integração são modelos de produção sustentáveis que visam melhor uso dos recursos naturais e insumos, gerando maior diversidade de produtos para o produtor rural aumentar sua renda. Estes sistemas são mais complexos, pois agregam o componente agrícola, pecuário, e, também, o florestal em uma mesma área, exigem maior controle do manejo das forrageiras e interações com o ambiente, que têm efeito na produção de produtos de origem animal. Objetivou-se avaliar as características da pastagem e o desempenho produtivo de bovinos da raça Nelore, em dois sistemas de integração, ILP e ILPF, nas estações de verão e inverno. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS, em área experimental com dois sistemas, um de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) com 227 árvores/ha de Eucalyptus urograndis e outro de integração lavoura-pecuária (ILP) com árvores nativas remanescentes, ambos com pastagens de Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas, em que as parcelas consistiram em dois sistemas de integração (ILP e ILPF) e, as subparcelas, nas estações do ano (inverno e verão). A produção de massa seca (PMS) de forragem foi maior no ILP (3.412 kg/ha) que no ILPF (2.308 kg/ha). Para o ganho de peso vivo (GPV) e o ganho médio diário, não foram encontradas diferenças significativas (P>0,05) entre os tratamentos ILP 238,6 kg/ha; 475,4 g/cab. dia) e ILPF (268,7 kg/ha; 581,4 g/cab. dia). O desempenho animal não foi prejudicado pela menor massa seca de forragem no ILPF, na estação de verão. Os valores de proteína e DIVMO da folha foram maiores no ILPF.
Thesagro: Produção Animal
Capim
NAL Thesaurus: Animal production
Data Created: 2018-12-28
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaodesistemasintegradosiLP.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace